Outubro 27

334 Curiosidades que você não deve saber mais de 37

215 orações

Fiz uma compilação insana de curiosidades juntando posts e artigos do Lista 10, Uhull, Folha de SP, G1 e nosso amigo Google. Não pretendo que você tenha tempo ou paciênia em ler TUDO, apesar de serem ótimas pautas para conversas de botequim, mas vai passando o olho na lista e para aleatoriamente em alguma que certamente enriquecerá seu conhecimento inútil!

1. Falar com mulheres deixa homens mais burros
O doutor Johan C. Karremans, da Radboud University of Nijmegen nos Países Baixos, promoveu duas pesquisas, publicadas no Journal of Experimental Social Psychology, para mostrar que interações entre sexos causam uma queda temporária nas funções cognitivas do cérebro. Nos testes, homens e mulheres tiveram que conversar com estranhos de ambos os sexos e, ainda, preencher testes matemáticos e de associação de palavras antes e depois da interação. O público masculino apresentou uma sensível queda em sua performance depois de conhecer mulheres e quanto mais atraente for a moçoila, maior o declínio nos resultados. O efeito é o mesmo seja o macho casado, solteiro ou comprometido.

2. Ser malvado ajuda você a ganhar mais
Pesquisadores da Universidade de Essex, Inglaterra, estudaram a personalidade de 3 mil homens e descobriram que os que tinha comportamento mais agressivo e predatório, ganhava em média 6% a mais do que os colegas considerados legais.

3. 16% das mulheres nascem loiras e 33% das mulheres são” loiras.

4. 2.800 pizzas seriam necessárias para formar uma torre da altura da Torre de Pisa.

5. 226 soldados morreram em 1850 quando atravessavam uma ponte na França. Enquanto eles marchavam, causaram uma ressonância (vibração) muito grande na ponte, levando esta se partir. Desde então, as tropas são proibidas de marchar nas pontes

6. Pessoas feias ganham menos
Nos teste realizados, a produtividade das pessoas consideradas bonitas foi a mesma que as “comuns”, mas elas mostraram muito mais confiança, característica atraente para os empregadores, informa a pesquisa da Why Beauty Matters, publicada pelos economistas norte-americanos Markus M. Mobius e Tanya S. Rosenblat na revista American Economic Review. A avaliação final mostra que de 15% a 20% da vantagem da beleza provém da autoconfiança. A comunicação oral contribui com 40%, e a visual com outros 40%.

7. Elvis Presley era coveiro, como todos em sua família antes dele.

8. Antigamente, os Europeus chamavam as girafas de “camelopardo”, pensado que os seus antepassados seriam um camelo e um leopardo.

9. 4% da riqueza mundial é o suficiente para amenizar as necessidades básicas do mundo.
10. 45% dos Americanos não sabem que o Sol é uma estrela.
11. 7% dos americanos comem diariamente no McDonald’s.

12. Quarta-feira é o pior dia da semana
Pesquisa liderada pelos cientistas Peter Dodd e Christopher Danforth da Universidade de Vermont, Estados Unidos, revelou que a maior parte dos internautas consideram a quarta-feira o pior dia da semana. De acordo com o site ITProPortal Dodd e Danforth dizem ter projetado um sistema inovador que pode medir a felicidade coletiva analisando os sentimentos da pessoa através da avaliação de seus tweets e posts em blogs.

13. Dez% das receitas da Rússia vêm da venda de Vodka.

14. A primeira bomba derrubada pelos aliados em Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial, matou o único elefante do Jardim Zoológico que existia na cidade.

15. A American Airlines economizou 40 mil dólares em 1987 eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.

16. Fumantes têm filhos mais agressivos
Além de todos os males que o cigarro causa, pesquisadores agora descobriram que filhos de mães fumantes podem ser mais agressivos que outras crianças. O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, constatou que aquelas que fumam mais de 10 cigarros por dia têm chances 67% maiores de ter um filho violento. O uso de drogas e atitudes anti-sociais também são comportamentos comuns encontrados nessas crianças. O estudo faz parte de uma investigação maior feita sobre a situação das crianças canadenses.

CONTINUE VENDO AS OUTRAS 318 CURIOSIDADES
(GANHE UM PASSEIO NO CAVALO DE SÃO JORGE SE LER TUDO)

17. A Antártida é o único continente que não tem nenhuma zona terrestre abaixo do nível do mar.
18. A Antártida é o único continente sem répteis.

19. Buscas no Google poluem o mesmo que uma chaleira elétrica
Uma simples consulta no Google que parece inofensiva é capaz de produzir quase a mesma quantidade de dióxido de carbono que ferver uma chaleira de água. Essa é conclusão de um estudo feito pelo físico norte-americano Alex Wissner-Gross, que mostra o impacto da maior ferramenta de busca no meio ambiente. Pela análise de Gross, o Google emite 7 gramas de dióxido de carbono, ou seja, duas buscas equivalem a uma chaleira elétrica enquanto ferve água, 14 gramas. O cientista fundamenta que as emissões geradas pelo site são derivadas do tempo que o computador fica ligado, mas principalmente, pelo gasto dos centros operacionais de dados do Google. Uma das justificativas para a afirmação acima está, segundo o físico, na quantidade de bancos de dados que o sistema de busca utiliza para dar o rápido resultado às consultas dos usuários, sendo assim, produz mais dióxido de carbono que seus concorrentes.

20. A Austrália é o sexto maior país (em termos de área) do Mundo com 7.682.300 quilômetros quadrados. Possui 3.983 quilômetros de extensão de leste para oeste e 3.138 quilômetros de sul para norte. Possui 36.375 quilômetros de litoral. A população Australiana é estimada em 18.348.700 habitantes (senso de 2001), o que significa apenas 2 habitantes por quilometro quadrado.
21. A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.
22. A biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construída, os engenheiros esqueceram-se de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações.
23. A cada ano, 98% dos átomos do nosso corpo são substituídos.
24. A Coca-Cola era originalmente verde, e a Islândia é o país com o maior consumo per capita do mundo.
25. Cerca de 40% dos textos no Twitter são inúteis
A categoria “mensagens inúteis” domina os textos publicados no serviço de microblog Twitter, segundo a empresa de pesquisa Pear Analytic. Em um recente estudo, a companhia divulgou que esse tipo de mensagem (pointless babble, em inglês) responde por 40,55% de todas aquelas publicadas no site. Para chegar a essa conclusão, foram analisados 2 mil twitts escritos em inglês, durante duas semanas.

26. Fanatismo por futebol pode prejudicar futuro profissional
Pesquisa, feita entre 900 gerentes de empresa pela agência de emprego TheLadders.co.uk, aponta que pessoas podem ter problemas com seus chefes se expressarem seu amor ao time no trabalho – principalmente se não for o mesmo de seu superior. A mencionada agência, que opera na internet, adverte que mostrar de forma pública um interesse particular por um time de futebol pode fazer com que o funcionário leve um “cartão vermelho”. Por outro lado, ter o chefe no mesmo lado da torcida pode representar uma eventual promoção.

27. Alunas de escolas só para meninas preferem rapazes com rosto feminino
Uma pesquisa britânica sugeriu que alunas de escolas exclusivamente para meninas sentem maior atração por meninos com feições femininas. Já no caso das escolas exclusivas para meninos, o ambiente escolar parece exercer uma influência menor na atração pelo sexo oposto. De acordo com o estudo liderado pela Universidade St. Andrews, na Escócia, a preferência em relação ao rosto de meninas não muda, mas há uma tendência de os meninos buscarem a companhia de rapazes com feições mais masculinas. A pesquisa foi feita com 240 adolescentes com idades de 11 a 15 anos, que estudavam em escolas mistas ou exclusivas para um ou outro gênero. Eles observaram fotos de pessoas com rostos levemente alterados por computador que ficavam mais femininos ou masculinos, e responderam a um questionário.

28. Comprovado que pessoas perdidas andam em círculos
Um estudo elaborado pelo Instituto Max Planck de Biologia Cibernética em Tubingenna na Alemanha descobriu que as pessoas realmente andam pelos mesmos lugares quando não têm pontos de referência confiáveis. Segundo os pesquisadores Jan Souman e Marc Ernst, os cientistas usaram sistemas GPS para registrar os caminhos. Os resultados mostraram que os andarilhos só conseguiam manter uma linha reta quando o sol ou a lua eram visíveis. Quando o sol sumia atrás de algumas nuvens, as pessoas começavam a andar em círculos sem perceber.

29. Piolho prejudica aprendizado
A pediculose, ou infestação por piolhos (Pediculus capitis), afeta tanto a saúde física quanto a mental das crianças em idade escolar, o que reduz a auto-estima e leva a dificuldades de aprendizado. Relacionada a fatores socioeconômicos, é vista pela população e pelo poder público como um incômodo, e não um como problema de saúde. Essas são algumas das conclusões de pesquisas realizadas pelo professor Newton Madeira, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências, campus de Botucatu.

30. A Coca-Cola foi inventada em Atlanta, Georgia nos EUA pelo Dr. John S. Pemberton em 1886; a Pepsi Cola foi inventada por Caleb Bradham 12 anos mais tarde. A 7Up foi inventada por Charles Leiper Grigg em 1929. A bebida mais popular do mundo, o chá, foi inventado por um imperador chinês no ano 2737 antes de Cristo!
31. A coroação da rainha Elizabeth II foi marcada para o dia 2 de junho de 1953, em parte porque os meteorologistas diziam que, no ano inteiro, esse era o dia com mais probabilidades de ser ensolarado. Mas choveu…
32. A Disney World, na Florida abriu ao público em 1971. O parque de diversões era o maior do mundo. Custou 400 milhões de Euros e durante o primeiro ano o número de visitantes não foi o esperado. Apenas 10.000 pessoas visitaram o parque nesse ano. Hoje em dia, o parque recebe 10.000 visitantes por dia.
33. A doença conhecida mais antiga do mundo é a lepra, cujos primeiros registros datam de 1350 a.C.. Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela só foi descoberto no início dos anos 80, com o desenvolvimento da quimioterapia. A moléstia é causada pela bactéria Mycrobacterium Leprae, e ataca principalmente os nervos e a pele, podendo causar deformações em estágios mais avançados. Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada, o seu nome foi mudado em alguns países para hanseníase.
34. A expressão “barreira do som” nasceu da idéia (errada) de que a velocidade do som era o limite da velocidade de vôo de um avião. Esta idéia mudou completamente quando o primeiro avião atingiu uma velocidade “supersônica” (acima da barreira do som). A primeira vez que se atravessou a barreira do som foi no dia 13 de Fevereiro de 1947. Quem o fez foi um piloto de ensaios de nome Chuck Yeagen, no avião foguete Bell X-1.
35. A falta de lanchas de salvamento suficientes foi o argumento usado pelo novelista inglês Morgan Roberson, no seu livro “Futilidade”, como causa da morte de grande parte dos passageiros do transatlântico “Titán”, que, no romance, batia num iceberg. O navio fazia uma viagem inicial e era, na imaginação do escritor, a maior embarcação jamais construída pelo homem. O livro foi escrito catorze anos antes da partida do Titanic do porto de Southampton. Ele também fazia a sua primeira viagem – e última. O imaginário “Titán” e o verdadeiro Titanic eram aproximadamente do mesmo tamanho, transportavam o mesmo número de passageiros – três mil – e atingiam a mesma velocidade. Ambos afundaram no mesmo ponto do atlântico Norte pelo mesmo motivo.
36. A família Melkis, de Dunstable, Inglaterra, estava assistindo ao filme “Titanic” que a BBC transmitia quando, exatamente na hora do choque do navio com o iceberg, o teto da sua casa foi destroçado por um enorme bloco de gelo caído do céu.
37. A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.
38. A Fundação de Eletricidade da Austrália do Sul é dona da menor propriedade de que se tem notícia no mundo: um tiquinho de terra, de forma quadrada, que mede 24 milímetros de lado. A propriedade está registrada em cartórios, mas até agora ninguém descobriu o que se pode fazer com ela.
39. A guerra mais curta da história foi entre Zanzibar e Inglaterra em 1896. O zanzibar rendeu-se ao fim de 38 minutos.
40. A Inglaterra é um país pequeno, e nem sempre houve espaço para enterrar todos os mortos. Então, os caixões eram abertos, os ossos tirados e encaminhados ao ossuário, e o túmulo era utilizado para outro defunto. Às vezes, ao abrir os caixões, percebiam que havia arranhões nas tampas, do lado de dentro, o que indicava que aquele morto, na verdade, tinha sido enterrado vivo. Assim, surgiu a idéia de, ao fechar os caixões, amarrar uma tira no pulso do defunto, tira essa que passava por um buraco no caixão e ficava amarrada num sino. Após o enterro, alguém ficava de plantão ao lado do túmulo durante uns dias. Se o indivíduo acordasse, o movimento do braço faria o sino tocar. Assim, ele seria “saved by the bell”, ou “salvo pelo gongo”, como usamos hoje.
41. A lagosta carnívora, que habita nas águas costeiras da Austrália, conta-se entre os predadores mais rápidos da Terra. Este crustáceo marinho captura com as pinças as suas presas, geralmente outras lagostas, em apenas cinco milisegundos.
42. A maior e a mais bela igreja do mundo é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ocupa área de 15 mil metros quadrados e tem capacidade para 60 mil fiéis. Em frente da Basílica, está a Praça de São Pedro, de forma ovalada, com 280 metros de comprimento máximo e 280 metros de largura na sua zona mais larga.
43. A maior obra-prima da pintura de todos os tempos, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi um dos primeiros retratos da história da arte ocidental a incluir as mãos do modelo. Até então, os retratos mostravam as mulheres apenas do busto para cima.
44. A maior sanduíche do mundo foi preparada promocionalmente por duas companhias britânicas, a McVities, fabricante de biscoitos, e a loja Marks & Spencer, em agosto de 1999. O lanchinho foi feito com um pão quadrado de 2,13 m de lado. Só de recheio, eram 34,29cm de altura de pura pasta de atum com pepino.
45. A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.
46. A maioria dos relâmpagos tem um comprimento médio de 3 a 5 Km e têm uma corrente de 10.000 ampéres a 100 milhões de volts.
47. A mais antiga edificação da Antártica, uma cabana construída pelo explorador Carsten Borchgrevnik em 1899, está literalmente soterrada por pilhas de excremento de pingüins.
48. A mais longa corrida até hoje realizada no mundo foi a transcontinental, de Nova York a Luz Angeles, em 1929. O finlandês Johnny Calo venceu o percurso de 5.898 quilômetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro “Peter” Gavuzzi.
49. A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando para os seus olhos. Os carnívoros (cães, leões) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos) possuem os olhos do lado da cabeça para perceber a aproximação de um possível predador.
50. A mão humana tem 27 ossos e 35 músculos.
51. A noz-moscada é extremamente venenosa se for injetada nas veias.
52. A pelagem do urso polar não é branca, já que os seus pelos são transparentes. Parecem brancos porque têm pequenas bolhas de ar para o seu isolamento térmico, que dispersam a luz.
53. A população mundial deve dobrar em 2050.
54. A preguiça de três dedos move-se no solo a uma velocidade média de apenas 2,2 metros por hora.
55. A pressão atmosférica ao nível do mar é de cerca de uma tonelada por decímetro quadrado. O que quer dizer que uma pessoa deitada suporta 60 toneladas de ar.
56. A água quente é mais pesada do que a água fria.
57. A pulga salta 350 vezes a sua altura, o que equivale a uma pessoa dar um pulo de uma altura igual à largura de um campo de futebol.
58. A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros uma décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue correndo nas suas veias e artérias.
59. A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.
60. A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para os 36 graus durante a madrugada.
61. A temperatura mais baixa registrada na Antártida foi -128,6ºC, em 21 de Julho de 1983.
62. A Torre Eiffel, localizada em Paris, é o monumento mais visitado do mundo, recebendo cerca de seis milhões de turistas por ano. Apelidada carinhosamente de Dama de Ferro pelo povo francês, a torre de 324 metros de altura pesa 10.100 toneladas distribuídas em três andares. O monumento, construído por Gostai Eiffel, foi inaugurado em 31 de março de 1889 como a principal atração da Exposição Universal de Paris. Nessa época, era considerada a mais alta construção do mundo e sustentava no topo uma bandeira francesa de doze metros.
63. A velocidade a que se espalham os cacos de um copo que se parte é de 4830 km/h.
64. Alguns músculos são chamados “voluntários”, ou seja, apenas funcionam quando lhes dizemos para funcionarem. Alguns exemplos de movimentos voluntários são: falar, chutar uma bola, bater palmas, etc. Outros movimentos, tais como os batimentos do coração, os movimentos do diafragma que nos permitem respirar, ou o piscar de olhos, são automáticos. São chamados movimentos involuntários.
65. Antes da II Guerra Mundial, a lista telefônica de Nova York tinha 22 Hitler. Depois da guerra, não havia mais nenhum.
66. Antes de 1800, os sapatos para os pés direito e esquerdo eram iguais.
67. Antigamente, aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimentos oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiênicos da época não eram lá grande coisa). Isso acontecia freqüentemente com os tomates, que, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, como venenosos.
68. 360.000 é o número de vagas disponíveis no exército suíço, cujos profissionais são apenas 3.300.
69. Apenas nevou uma vez no deserto do Saara, foi no dia 18 de Fevereiro de 1979.
70. Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
71. Apesar de viver no deserto, o camelo resiste menos tempo sem água do que um rato.
72. Apesar do edifício do Congresso Nacional de Pequim ter acomodações para 10 mil pessoas e ser usado também para representações teatrais, o maior teatro do mundo é o Perth Entertainment Center, construído especialmente para esta finalidade, na cidade de Perth, Austrália. Pode acomodar 8.500 pessoas. O palco principal mede 21,3 metros de largura. É nele que, anualmente, se realiza um festival de arte, com duração de cinco semanas, que atrai grandes talentos da dramaturgia, música, balé e cinema.
73. Após um período de sede, os dromedários são capazes de beber de uma vez só entre 60 e 100 litros de água.
74. As casas dos mais abastados tinham no telhado dois tipos de acabamento, a beira, “o beiral” e a eira que é o acabamento decorado feito na fachada, e a casa da plebe tinha apenas o telhado sem acabamento algum, daí a expressão “sem eira nem beira”.
75. As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.
76. As girafas não têm cordas vocais.
77. As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebê nascer e nunca são iguais.
78. As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora “a seco”. Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.
79. As Medidas:
80. Polegada – era a largura do polegar de um homem. No século XVI, o rei Eduardo I, de Inglaterra, estabeleceu que a polegada correspondesse a três grãos de cevada.
81. Jarda – A Jarda era originalmente a medida do cinturão masculino, que recebia esse nome. No século XII, o rei Henrique I, de Inglaterra, fixou a jarda como sendo a distância entre o seu nariz e o polegar do seu braço estendido.
82. Pés – Antigamente, um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é de doze polegadas, o tamanho médio dos pés masculinos.
83. Polegada: 2,54 centímetros
84. Jarda: 91,44 centímetros
85. Pé: 30,4801 centímetros.
86. As minhocas não comem terra. O seu aparelho digestivo separa os compostos vegetais da terra, que depois é eliminada.
87. As pessoas na ilha de Kiribati têm alguma dificuldade em saber em que dia é que estão, visto que a linha internacional de mudança de dia atravessa a ilha ao meio. Para acabar com a confusão, criaram uma lei para afastar a linha imaginária um pouco mais para Este de modo a que esta não atravesse a ilha.
88. As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoa espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.
89. As plantas são nossas parceiras na respiração. Nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. As plantas absorvem o dióxido de carbono e largam oxigênio.
90. As primeiras cartas enviadas pelo correio, quem pagava o selo era o destinatário.
91. As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.
92. Boa parte das imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objeto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objetos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel andando a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua verdadeira posição.
93. Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é um fruto.
94. Cada Rei num baralho de cartas representa um antigo Grande Rei da história: Espadas – Rei David; Paus – Alexandre O Grande; Copas – Carlos Magno; Ouros – Júlio César.
95. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com uma freqüência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona uma pessoa que passou 57 anos soluçando.
96. Calcula-se que estejam em suspensão, nos mares da Terra, cerca de 9 mil milhões de toneladas de ouro.
97. Cento e dezesseis anos – Foi quanto durou a Guerra dos Cem Anos entre a França e a Inglaterra.
98. Cerca de 321 mil km de vasos transportam o sangue por todo o corpo de um adulto.
99. Certas rãs podem ser congeladas e depois descongeladas e continuar vivas.
100. Com uma média de 70 batidas por minuto, o coração bate 37 milhões de vezes por ano.
101. Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.
102. De entre todos os dinossauros, o Hadrossauro é o que tinha o maior número de dentes. O animal com bico de pato possuía uma arcada de nada menos do que 960 presas (para comparar, o ser humano tem 32). Além de grandes, os seus sorrisos eram duradouros; os dentes eram renováveis, sendo que um espécime podia ter até 10.000 deles no decorrer da sua vida.
103. Depois de estourar, um milho de pipoca pode aumentar até 400% o seu tamanho.
104. Dez milhões de tijolos, 6500 janelas, 73 elevadores, 381 metros de altura e 1860 degraus – O Empire State Building.
105. A acupuntura foi usada pela primeira vez como um tratamento médico no ano 2700 antes de Cristo pelo Imperador Chinês Shen-Nung.
106. Durante a expectativa média de vida, uma pessoa come aproximadamente o peso de 6 elefantes.
107. Durante o tempo que você demora a ler esta frase 50 mil células do seu corpo morreram e foram substituídas por células mais novas.
108. Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.
109. É impossível espirrar com os olhos abertos.
110. 31.557.600.000 segundos equivalem a um Milênio.
111. Em 1940, quando foi reeleito pela terceira vez, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt recebeu a carta de um menino cubano que o cumprimentava e lhe pedia, como lembrança, uma nota autografada de 10 dólares. O menino chamava-se… Fidel Castro. O próprio.
112. Em 1995, um japonês recitou, de memória, os 42.000 primeiros dígitos do número Pi (3,141592…) em 9 horas.
113. Em 1997 o governo de Hong Kong matou e incinerou 1,3 milhões de galinhas na tentativa de eliminar o vírus da gripe, que tinha matado quatro pessoas e causado o terror de uma epidemia.
114. Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo. Ajudados pelos vizinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água. Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo… e assim foi até hoje.
115. Em cada 2,54 cm de pele humana, existem 19 milhões de células, 60 pelos, 90 glândulas sebáceas, 5,79 metros de vasos sangüíneos, 625 glândulas sudoríparas e 19 mil células nervosas.
116. Em média, os americanos consomem 72.800 metros quadrados de pizza por dia (uma área de 270m x 270m).
117. Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
118. Em muitos países, a urina era utilizada como detergente. (Um dos componentes principais da urina, o amoníaco, é utilizado hoje em dia nos produtos de limpeza).
119. Em proporção em relação ao preço do quilo, os hambúrgueres custam mais do que um carro novo.
120. Encontram-se na África as maiores rãs do mundo. Em 1989, um exemplar, capturado no Rio Sanaga, República dos Camarões, media 36,83 cm só de corpo e pesava 3 quilos e 660 gramas. O comprimento, com as pernas estendidas, chegava a 87,63 cm.
121. Está provado que o cigarro é a maior fonte de pesquisas e estatísticas.
122. Estima-se que 60% dos detectores de incêndio em todo o mundo não funcionem porque não têm pilhas, ou as pilhas já não têm energia.
123. Existem 5 milhões de glóbulos vermelhos e 10 mil glóbulos brancos em cada gota de sangue.
124. Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.
125. Fevereiro de 1865 foi o único mês na história em que não houve Lua Cheia.
126. Foi na Inglaterra do século XVIII que testaram em humanos as primeiras vacinas contra a varíola. As “cobaias” foram sete criminosos que, como recompensa, ganharam a liberdade. Ficaram livres, inclusive, da doença.
127. Foi recentemente descoberto numa missão espacial que os sapos conseguem vomitar. Primeiro, eles vomitam o estômago inteiro. Depois, usam os braços para remover todos os conteúdos do estômago. Finalmente, voltam a engolir o estômago.
128. Há mais de 100 tipos de queijo diferentes fabricados na França.
129. Hong Kong é a cidade com o maior número de Rolls Royce per capita.
130. Júpiter é maior que todos os outros planetas do sistema solar juntos.
131. Lembram-se do filme “Jurassic Park” em que o Tiranossauro Rex persegue um Jeep a 80 km/h? É mentira. O biólogo John Hutchinson, da Universidade Stanford, e o engenheiro Mariano Garcia, de Cornell, garantem que o mais famoso carnívoro era tão rápido como uma galinha. A velocidade do animal extinto era de no mínimo 16 km/h, e no máximo 40 km/h (o mesmo que um cão).
132. Leonardo da Vinci foi quem descobriu que o número de anéis no tronco de uma árvore corresponde ao número de anos que a árvore viveu.
133. Mais de 50% das pessoas, no mundo inteiro, nunca fizeram nem receberam chamadas telefônicas?
134. Mais de 90% dos peixes capturados no planeta são pescados no hemisfério norte.
135. Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.
136. Mais de mil pássaros morrem por ano esmagados nas janelas dos Estados Unidos.
137. Marco Polo trouxe da China o espaguete.
138. Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde as esconderam.
139. Moisés, a estátua de mármore de Michelangelo, é considerada a obra-prima da escultura de todos os tempos. Ela está na Igreja de São Pedro, em Roma, sobre o túmulo do Papa Júlio II. Segundo a lenda, por achá-la tão perfeita ao concluí-la, Michelangelo desferiu uma martelada no joelho da estátua, exclamando – Parla! (Fala!).
140. Na ata de uma reunião realizada na Câmara dos Lordes de Inglaterra, em 18 de janeiro de 1979, consta que foi apresentada uma teoria para explicar a natureza dos objetos voadores não identificados (OVNI): Estes seriam uma espécie desconhecida de molusco gigante e luminescente, capaz de sair das águas e voar.
141. Na Casa Branca, há 13092 facas, garfos e colheres.
142. Na cidade de York, na Inglaterra, é legal matar Escoceses no último domingo de cada mês e desde que seja depois da meia noite.
143. Na corte de Luís XI (1423-1483) da França, as finas damas alimentavam-se essencialmente com sopas porque acreditavam que a mastigação excessiva provocava o surgimento precoce de rugas.
144. Na idade média, a maioria casava-se no mês de junho (início do verão no hemisfério norte), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em maio, em junho o cheiro ainda estava mais ou menos.
145. Na idade média, as casas possuíam os telhados feitos com telhas de barro que eram confeccionadas usando-se as coxas como fôrma. Como nem todos possuíam as mesmas medidas de coxa, os telhados ficavam meio desalinhados e daí a expressão “feito nas coxas”.
146. Na idade média, os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo “no chão” (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho). Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estava morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí surgiu o velório.
147. Na próxima hora 22 mil cheques serão debitados em contas bancárias erradas.
148. Nenhum pedaço de papel pode ser dobrado ao meio mais de 7 vezes.
149. No aeroporto de Gloucestershire em Inglaterra, costumavam tocar música da Tina Turner para afastar as aves da pista.
150. No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.
151. No dia 12 de Agosto de 1990, o Furacão Winona provocou o maior engarrafamento existente no Japão. 134 Km de trânsito com cerca de 15.000 veículos envolvidos.
152. No momento em que um avião atravessa a barreira do som, forma-se uma enorme nuvem à sua volta. Esta nuvem é provocada pela onda de som que, ao avançar, comprime a umidade do ar. Chama-se “cone de Mach”.
153. No Oceano Pacífico, existe uma fossa chamada Challenger que tem uma profundidade de 11.000 metros. A montanha mais alta do planeta é o Monte Everest que mede 8.848 metros.
154. No período da Renascença, o beijo na boca era uma forma de saudação muito comum. Na Inglaterra, ao chegar à casa de alguém, o visitante beijava o anfitrião, a sua mulher, todos o s filhos e até mesmo o cão e o gato.
155. No reinado de Jorge III, o exército britânico gastava 6.500 toneladas de amido por ano. O produto era usado na fabricação de cola, que mantinha as perucas dos soldados no lugar.
156. No século 6 antes de Cristo, o matemático grego Pitágoras disse que a Terra era redonda – mas poucos acreditaram nele. O astrônomo grego Aristarchos disse no século 3 antes de Cristo que a Terra girava em torno do Sol – mas a idéia não foi aceita. No século 2 antes de Cristo, o astrônomo grego Erastótenes mediu com precisão o perímetro da Terra (cerca de 40.000km) – mas ninguém acreditou nele. No século 2 depois de Cristo, o astrônomo grego Ptolomeu afirmou que a Terra era o centro do Universo – todos acreditaram nisso durante os seguintes 1.400 anos.
157. Nos anos 50, nos EUA, foram lançados castores de pára-quedas na Califórnia para construírem diques em zonas ameaçadas pela erosão.
158. O Alasca é o estado americano aonde a maior percentagem de pessoas vai a pé para o trabalho.
159. O animal mais prolífico da natureza é o rato. As fêmeas dão entre três e seis ninhadas por ano. Um só casal, ao fim de três anos, pode dar origem a dez gerações. É por isso que o rato é o animal preferido nas pesquisas genéticas de laboratórios.
160. O animal mais rápido em terra é a chita. Pode alcançar 96 Km/h durante breves momentos da sua corrida.
161. O bambu pode demorar mais de cinco anos para brotar, mas pode crescer até 1 metro em apenas 24 horas.
162. O Banco de Vernal em Utah, EUA, é o único banco do mundo que foi construído totalmente com tijolos enviados por correio. Em 1919 os construtores aperceberam-se que era mais barato enviar os tijolos por correio (6 por embalagem) do que por caminhão desde Salt Lake City.
163. O batom contém escamas de peixe.
164. O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.
165. O caranguejo ervilha mede apenas 15 milímetros, enquanto o caranguejo gigante da Tasmânia tem uma carapaça de quase meio metro de largura.
166. O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano! Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.
167. O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.
168. O cérebro humano é mais complexo do que o de qualquer animal na Terra! Porquê? Em comparação com o tamanho do corpo, o nosso cérebro é bastante grande, o que não acontece com mais nenhum outro animal. Durante o crescimento, o cérebro vai ficando enrugado. Se ele não enrugasse e crescesse normalmente, ficaria do tamanho de uma almofada!
169. O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurônios).
170. O chocolate de leite foi inventado por Daniel Peter, que vendeu a invenção ao seu vizinho Henri Nestlé.
171. O chocolate é o sabor preferido em todo o mundo. É mais popular do que a baunilha e a banana numa relação de 3 para 1.
172. O chocolate vem de uma planta, o cacaueiro, que não existia na Europa até os espanhóis chegarem ao México. Foi aí que descobriram que os povos dessa região, os Maias e os Astecas já bebiam chocolate há mais de 3 mil anos! Mas só sabiam usá-lo como bebida…
173. O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para o esguichar a uma altura de 9 metros.
174. O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.
175. O corpo é formado por 70% de água, que corresponde à metade do nosso peso. No organismo, a água transporta alimentos, resíduos e sais minerais; lubrifica tecidos e articulações; conduz glicose e oxigênio para o interior das células; e regula a temperatura.
176. O corpo humano precisa de cerca de 6 mil nomes para que todas as suas partes macroscópicas sejam descritas. Existem órgãos que têm nomes epônimos (termos que levam o nome do cientista que primeiro descreveu o órgão). Muitos epônimos têm nomes diferentes consoante o país em que se está, como o ligamento inguinal, na virilha. Ele é chamado de ligamento de Falópio pelos italianos conterrâneos de Falópio e de ligamento de Poupart pelos franceses. A ciência moderna quer acabar com os epônimos e com outros nomes menos científicos e decidiu dar novos nomes a esses órgãos.
177. O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cóccix) e músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.
178. O crânio tem 29 ossos.
179. O crocodilo não pode pôr a língua para fora.
180. O diamante é a substância natural mais resistente existente na Terra, mas se for colocado num forno a uma temperatura de 763 graus Celsius, ele irá simplesmente desaparecer, sem sequer deixar cinzas. Apenas será libertado um pouco de dióxido de carbono.
181. O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.
182. O hábito de tornar o almoço a refeição do meio dia, surgiu na Revolução Francesa, em 1789. Isto porque até essa altura a refeição a meio da jornada, chamava-se “jantar”. Contudo, como as deliberações da Assembléia Constituinte se iniciavam às 12 horas, terminando às 18 horas, passou-se o jantar para o fim da tarde. Entretanto, os deputados como não podiam ficar em jejum desde a primeira refeição da manhã até à hora de encerramento dos trabalhos, ganharam o hábito de comer por volta das 11 horas. Mais tarde, por volta de 1804, um café de Paris, passou a fornecer “refeições de garfo”, com rins, salsichas, costeletas, entre outros pratos. A proliferação de cafés e, mais tarde, de restaurantes, consolidou o hábito.
183. O hormônio denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Este hormônio bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.
184. O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, é o hotel mais alto do mundo, com 321 metros de altura, distribuídos em 60 andares, e também o maior prédio construído sobre a água. Isso mesmo! A torre, que imita a vela de um barco, foi projetada em pleno mar e é sustentada sobre uma plataforma que desce 45 metros abaixo do nível da água. O hotel de 202 suítes é feito apenas com os mais finos materiais, como carvalho inglês, linho irlandês, boa quantidade de ouro e até mármore usado por Michelangelo. Para o conforto dos hóspedes ainda são oferecidos quartos com TV de plasma com sistema de som surround, camas giratórias e um restaurante no fundo do mar para onde os clientes vão de submarino. O menor quarto – que tem 170 m² – é oferecido pelo preço de 1.200 dólares por noite.
185. O Jardim Zoológico de Tóquio fecha todos os anos durante 2 meses. Esta pausa serve para dar aos animais umas férias dos humanos.
186. O jornal mais antigo que se edita no mundo é o sueco “Post och Inrikes Tidningar”. Circula sem interrupção desde 1645, ou seja, há 355 anos, quando foi criado pela Academia Real de Letras da Suécia.
187. O jornalista W. T. Stead publicou, em 1892, um conto prevendo o desastre do Titanic. Ele foi uma das 1.513 pessoas que morreram no naufrágio.
188. O lápis é o objeto mais utilizado em qualquer canto do mundo. O Brasil é o maior produtor: mais de um bilhão de unidades por ano saem da fábrica da Faber-Castel em São Paulo. Os maiores consumidores são os norte-americanos: 2 bilhões e meio de lápis por ano.
189. O maior prato do mundo, servido nos casamentos dos beduínos, os árabes do deserto, é o camelo assado. São vários recheios, um dentro do outro: ovos cozidos dentro de um peixe assado, dentro de frango assado, dentro de um carneiro inteiro assado, dentro do camelo.
190. O maior presente já oferecido no mundo foi a Estátua da Liberdade, um agrado de nada mais nada menos que 46,5m de altura e 225 toneladas. A obra, projetada por gostai Eiffel e esculpida por Auguste Bartholdi, foi oferecida pela França e transportada para os EUA em 1885, porém a sua montagem foi finalizada apenas em outubro de 1886.
191. O menor músculo do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio.
192. O microondas foi inventado quando um cientista atravessou um radar e um chocolate derreteu no seu bolso.
193. O monte Everest, a montanha mais alta do mundo, tem 8.848 metros.
194. O monumento de Letzlingen, Alemanha, à memória de 67 internados mortos num campo de concentração, foi construído misturando os ossos das vitimas com a argamassa.
195. O musaranho de Someren, que tem o tamanho de um dedo mindinho, possui uma peculiar estrutura esquelética, que lhe permite sobreviver sob o peso de um homem em pé sobre ele.
196. O músculo mais potente do corpo humano é a língua.
197. O nosso cérebro é constituído por mais de 10 bilhões de células nervosas e pesa cerca de 1,5 Kg! É o órgão mais extraordinário que temos! Ele controla e regula todos os processos inconscientes, tais como a respiração ou a freqüência cardíaca, e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. É o local da consciência, pensamento e criatividade!
198. O núcleo de um relâmpago mede cerca de 1,25 centímetros.
199. O número de ilhas em que a cidade de Viena está construída é 118.
200. O número médio de sementes num McDonald’s Big Mac é de 178.
201. O número Pi é uma dízima infinita que comumente representamos por 3,14…, apesar de serem inúmeras as casas que podem ser calculadas após a vírgula. O mais famoso dos números irracionais causa um fascínio tão grande em determinadas pessoas que elas passam a dedicar-se a calcular mais e mais decimais. De acordo com o Guinness Book of Records, o professor Yasumasa Kanada, da Universidade de Tóquio, e o doutor Daisuke Takahashi detêm o recorde de número de decimais do Pi calculado até hoje. Os dois chegaram a um resultado que soma 206.158.430.000 dígitos após os 3,141.
202. O Oceano Atlântico é mais salgado que o Pacífico.
203. O Oceano Pacífico tem uma profundidade média de 4.267 metros.
204. O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.
205. O peixinho de aquário que viveu mais tempo tinha o nome Fred e 41 anos.
206. O primeiro Europeu a encontrar o chá foi o Jesuíta Português Gaspar da Cruz em 1560. Pensa-se que o chá foi descoberto no ano 2737 antes de Cristo por um imperador chinês quando algumas folhas de chá caíram acidentalmente num pote com água a ferver.
207. O primeiro Prêmio Nobel da Física foi atribuído em 1901 a Wilhelm Roentgen. Ele descobriu que certos raios faziam brilhar uma folha de papel revestida com platinocianeto de bário, mesmo quando a folha estava na sala do lado. Ele ficou estupefato e não sabia o que causava esse maravilhoso efeito, por isso chamou esses raios de “Raios-X”.
208. O primeiro produto a ter um código de barras foi uma pastilha elástica.
209. O Sol é 330.330 vezes maior que a Terra.
210. O som espalha-se em todas as direções mais ou menos a uma velocidade de 340 metros por segundo. Mais de mil quilômetros por hora! Esta velocidade varia conforme a temperatura ambiente e a altitude. Quando está ao nível do mar, o som “viaja” a 1220 quilômetros por hora! A esta velocidade chama-se Mach 1. Quando atinge o dobro da velocidade chama-se Mach 2.
211. O tamanho do primeiro pé que pisou a Lua era 41.
212. O telhado das casas não tinha forro e as madeiras que os sustentavam eram o melhor lugar para os animais se aquecerem; cães, gatos e outros animais de pequeno porte como ratos e besouros. Quando chovia, começavam as goteiras e os animais pulavam para o chão. Assim, a nossa expressão “está chovendo canivetes” tem o seu equivalente em inglês em “It’s raining cats and dogs”.
213. O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.
214. O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tigre. Ocupa uma área de 0,44 km². As estatísticas de 1993 mostravam uma população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários. A seguir vem o Mônaco (1,89 km2), Nauru (22 km2) e San Marino (60,5 km2).
215. Oitenta por cento dos seres que vivem no mar são bio-luminescentes, ou seja, emitem luz própria.
216. Os americanos consomem 16.000 toneladas de aspirina por ano.
217. Os astronautas não podem comer feijão antes das viagens, pois os gases podem danificar as roupas espaciais.
218. Os banhos, na idade média, eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomar banho. Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível perder um bebê lá dentro. É por isso que existe a expressão “não jogue fora o bebê junto com a água do banho”.
219. Os bebês conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.
220. Os camarões têm o coração alojado na cabeça.
221. Os cangurus não conseguem andar para trás.
222. Os CDs foram concebidos para comportar 74 minutos de música porque essa é a duração da Nona Sinfonia de Beethoven.
223. Os chineses usam 45 bilhões de pauzinhos (talheres de comida asiáticos) por ano. É necessário derrubar 25 milhões de árvores por ano para fazer todos esses pauzinhos.
224. Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!
225. Os coiotes são extremamente leais para com os seus companheiros. Se um deles for apanhado numa armadilha, o outro irá trazer-lhe pequenos animais para o alimentar e irá ensopar o seu pelo no rio para o outro beber água.
226. Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.
227. Os elásticos duram mais se estiverem gelados.
228. Os espinhos do porco-espinho estão cobertos por antibiótico. Isto os ajuda porque é comum eles picarem-se nos seus próprios espinhos.
229. Os esquilos voadores dão saltos de mais de 40 metros.
230. Os golfinhos dormem com um olho aberto.
231. Os humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.
232. Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h.
233. Os koalas não bebem água, eles absorvem os líquidos das folhas de eucalipto.
234. Os lábios dos ursos são tão sensíveis e precisos que conseguem retirar a pele a uma uva sem a danificar.
235. Os moinhos de vento rodam sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Exceto na Irlanda.
236. Os morcegos viram sempre para a esquerda quando saem da caverna.
237. Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia.
238. Os pés possuem um quarto dos nossos ossos.
239. Os porcos não são fisicamente capazes de olhar para o céu.
240. Os pulmões contêm quase 2400 quilômetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.
241. Os ratos multiplicam-se tão rapidamente, que em 18 meses, um casal de ratos pode ter mais de um milhão de descendentes.
242. Os ratos não vomitam.
243. Os russos atendem ao telefone dizendo: “Estou ouvindo”.
244. Os únicos países que começam por um “A” e não acabam num “A” são o Afeganistão e o Azerbaijão.
245. Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.
246. Pode-se misturar água com azeite, só que primeiro é preciso adicionar um pouco de sabão.
247. Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
248. Por dia são criados 10.000 novos produtos químicos.
249. Quando há jogos de futebol americano na Universidade do Nebraska, o estádio torna-se a 3ª maior cidade do estado.
250. Rei Afonso XIII, já era rei de Espanha seis meses antes de nascer.
251. Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
252. Sabe-se que a Vitamina A previne a “cegueira noturna”, e as cenouras têm muita Vitamina

253. Odiar segunda-feira pode facilitar enfermidades
Uma pesquisa do portal Monster, especializado em recrutamento e seleção on-line, mostrou que trabalhadores do mundo inteiro sofrem com a síndrome da segunda-feira. Não são poucas as pessoas que sentem um calafrio percorrer a espinha ao ouvir o tema de abertura de tradicionais programas de televisão. Imediatamente, elas lembram que terão pela frente mais uma semana de trabalho e já começam a sofrer, por antecedência. Prova disso é a insônia que inferniza as noites de domingo de quem precisa acordar cedo no dia, prejudicando a saúde. Segundo o estudo, 51% dos americanos custam a pegar no sono de domingo para segunda-feira. Entre os britânicos, o percentual chega a 53%.

254. Para mulheres, parceiro ideal costuma se parecer com o pai
O pesquisador Tamas Bereczkei, da Universidade de Pécs, na Hungria, chegou a seguinte conclusão após avaliar 312 adultos de 52 famílias diferentes, mulheres que namoram e se casam com homens com traços físicos parecidos com o do seu pai têm mais chances de serem felizes no amor. Segundo o cientista, os heterossexuais costumam se sentir atraídos por feições parecidas a dos parentes do sexo oposto. Mais do que um rosto muito parecido, o que importa são as proporções das feições. No estudo, os pesquisadores avaliaram 14 zonas faciais, entre elas as proporções do queixo, da distância entre a boca e a testa, o tamanho do nariz e as bochechas. O estudo conclui que indivíduos que se parecem fisicamente e psicologamente se separam menos, se relacionam melhor e costumam ser mais férteis do que casais formados por pessoas muito diferentes.

255. Os machões ficam mais doentes
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que homens com altos níveis de testosterona têm menos ferro, vitamina C e outras substâncias importantes. O hormônio também interfere com o sistema imunológico: faz com que os ultramachões sejam mais suscetíveis a doenças.

256. Medida do dedo pode prever sucesso no mercado financeiro
John M Coates e seus colegas da Universidade de Cambridge estudaram cerca de 50 operadores do mercado financeiro e demonstraram estatisticamente essa correlação. Os homens com a menor razão dedo indicador/dedo anular (ou seja, com o dedo anular proporcionalmente maior) tanto obtiveram maiores lucros ao longo de sua carreira quanto permaneceram mais tempo no emprego de corretor. A explicação? Há um elo, já detectado em outras pesquisas, entre essa proporção dos dedos e o grau de exposição da pessoa a hormônios masculinos quando ela ainda está na barriga da mãe. Essa exposição pré-natal a hormônios influenciaria no tempo de reação a estímulos, autoconfiança, capacidade de lidar com riscos e vigilância — todas qualidades necessárias para lidar com o mercado financeiro de alto risco. O curioso é que a mesma relação também foi achada em homens que participam de esportes competitivos, como futebol, basquete e rúgbi.

257. Poluição reduz nascimento de meninos
A poluição atmosférica compromete o sistema reprodutivo do homem e causa infertilidade. A constatação é da pesquisa “Poluição atmosférica em São Paulo diminui o nascimento de meninos e camundongos machos”, feita por médicos da Faculdade de Medicina da USP. Divulgado em mais de 100 países, o estudo sobre o impacto da poluição na fertilidade masculina chamou a atenção dos médicos. A pesquisa revela diminuição do número de fetos masculinos em roedores e em seres humanos em conseqüência da poluição. Em 2006, o cruzamento dos dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) – que controla a qualidade do ar na capital paulista, com informações de cartórios – mostrou redução no nascimento de 1.180 bebês do sexo masculino.

258. Recessão estimula mulheres infiéis
A crise está afetando as relações amorosas. Pesquisa feita nos EUA com adúlteros revelou que apenas 32% dos homens vão manter seus gastos com amantes – todos os demais vão cortar custos. Já as mulheres não querem nem saber: 54% delas vão manter ou até aumentar o gasto com amantes. Vai ver esse dinheiro venha de seus maridos.
259. Portugueses sorriem cada vez menos desde 2003
“Os portugueses estão a sorrir cada vez menos”, alertou António Freitas-Magalhães, diretor daquele laboratório, que integra a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, frisando que “a frequência e a intensidade da exibição do sorriso registram valores descendentes desde 2003. No âmbito deste estudo, os especialistas do Laboratório de Expressão Facial da Emoção analisaram quase 38 mil fotografias publicadas nos jornais diários portugueses, tendo concluído que a face neutra e o sorriso fechado foram os tipos de expressões faciais mais frequentes no ano passado.As conclusões também indicam que – nas fotografias publicadas nos jornais diários portugueses em 2008 – as mulheres sorriem mais que os homens, as crianças são as que apresentam mais e frequentemente o sorriso largo e os homens apresentam mais o sorriso superior a partir dos 60 anos. Relativamente aos dados do anterior estudo, realizado entre 2003 e 2007, as conclusões sobre 2008 indicam uma “diminuição relevante na frequência e na intensidade do sorriso”.

260. Uma cenoura tem mais de 200% da dose diária recomendada de Vitamina A. Além disso as cenouras têm 0% de gordura.

261. Se as doenças do coração, o câncer e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.
262. Se aspirarmos petróleo com um aspirador, este se incendeia.
263. Se deixássemos cair uma bola de aço sobre a Fossa das Marianas, que tem uma profundidade de 10.900 metros, levaria quase 64 minutos a chegar ao fundo.
264. Se extraíssemos um pulmão e o abríssemos totalmente (estendendo-o) ele teria o mesmo tamanho que um campo de tênis.
265. Se gritares durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, a energia libertada é igual à necessária para aquecer uma chícara de café.
266. Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
267. Se somarmos os números todos de uma roleta de cassino (desde o 1 ao 36), o total é o número 666.
268. Se todos os cachorros quentes consumidos pelos americanos em 1 ano fossem postos em fila, poderia ser feita uma “ponte” que daria 2 vezes à distância da Terra até à Lua.
269. Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.
270. Se uma pessoa usar “headphones” durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.
271. Se você espirrar com muita força pode partir uma costela.
272. Se você mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro, é possível que eles saiam das órbitas.
273. Se você tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ou causar a ruptura duma veia no cérebro ou na nuca.
274. Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.
275. Só um alimento não se deteriora: o mel.
276. Spray de pimenta animal – Em caso de perigo, as doninhas orientam o traseiro na direção do atacante e pulverizam-no com um líquido malcheiroso. Para além do seu desagradável odor sulfuroso, a substância causa uma irritação intensa e até cegueira temporária, se entrar em contato com os olhos.
277. Tal como as impressões digitais, a superfície da língua é diferente de pessoa para pessoa.
278. Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro.
279. Todos acreditam que o espinafre tem muito Ferro e que nos deixa mais fortes. Na realidade, o espinafre tem tanto Ferro como qualquer outro vegetal. Acontece que em 1950, um nutricionista se enganou a quantificar a quantidade de Ferro nos espinafres, sugerindo que os espinafres teriam 10 vezes mais Ferro do que realmente têm.

280. Quarta-feira é o pior dia da semana
Pesquisa liderada pelos cientistas Peter Dodd e Christopher Danforth da Universidade de Vermont, Estados Unidos, revelou que a maior parte dos internautas consideram a quarta-feira o pior dia da semana. De acordo com o site ITProPortal Dodd e Danforth dizem ter projetado um sistema inovador que pode medir a felicidade coletiva analisando os sentimentos da pessoa através da avaliação de seus tweets e posts em blogs.

281. Mudança no clima custará US$ 400 bi anuais
Cientistas de todo o mundo alertam que o custo estimado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para amenizar o impacto das alterações está subestimado e que o montante necessário é bem maior. Os dados são do Instituto Internacional para Ambiente e Desenvolvimento e do Imperial College de Londres.O mundo precisaria gastar por ano o equivalente a nove ou dez vezes o orçamento que Pequim dispôs para realizar os Jogos Olímpicos para salvar o planeta dos impactos das mudanças climáticas, cerca de US$ 400 bilhões a US$ 500 bilhões.

282. Todos os anos, 9 milhões de toneladas de sal (mais de 10% da produção mundial), são gastos nas auto-estradas dos EUA para derreter o gelo. O custo de comprar e aplicar o sal nas estradas ascende aos 200 milhões de Euros.
283. Todos os porcos-espinhos flutuam na água.
284. Todos os ursos polares são canhotos.
285. Três quartos do peixe que é capturado no mar são comidos – o resto é utilizado para fazer coisas como cola, sabão, margarina e fertilizantes.
286. Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
287. Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.
288. Um estudo, que abrangeu cerca de 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registrou um único caso em que uma avestruz fosse vista enfiando a cabeça na areia.
289. Um fio de teia de aranha com a espessura de um centímetro é mais forte que um cabo de ferro com a mesma espessura. Os peritos sugerem que um cabo de teia de aranha com a espessura de um lápis seria capaz de parar um Boeing 747 em pleno vôo.
290. Um jacaré pode ter 2 a 3 mil dentes em toda a sua vida.
291. Um jarro de vidro reciclado economiza energia o bastante para assistir TV durante 3 horas.
292. Um litro de mercúrio pesa aproximadamente 18 Kg.
293. Um pequeno morcego castanho consegue apanhar cerca de 600 mosquitos em uma hora.
294. Um quilo e meio – O peso do cérebro humano que consome 25% do oxigênio que respiramos.
295. Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de chocolate.
296. Um verdadeiro mestre Faquir pode fazer coisas muito mais espetaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante um certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.
297. Uma em um milhão – São as hipóteses de se morrer atingido por um relâmpago.
298. Uma girafa pode limpar as suas orelhas com a língua.
299. Uma girafa pode matar um leão com apenas um pontapé (coice).
300. Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.
301. Uma hiena manchada pode engolir 15 a 20 quilos de carne em poucas horas.
302. Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.
303. Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.
304. Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.
305. Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.
306. Uma piscadela de olho dura, em média, um décimo de segundo.
307. Uma tonelada – A quantidade de alimentos que uma pessoa normal come durante um ano.
308. Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.
309. Fotos de bebês deixam ladrões com remorso
Psicólogos Escoceses espalharam 240 carteiras pelas ruas de Edimburgo e descobriram que as carteiras com fotos de bebês têm 6 vezes mais chances de serem devolvidas ao dono.

310. Jogar Tetris melhora o cérebro
De acordo com um estudo do Mind Research Network o jogo pode realmente melhorar a eficiência do cérebro, aumentar o córtex e ajudar outras áreas. Segundo o Dr. Sherif Karama, co-investigador do Instituto Neurológico de Montreal, no Canadá, o órgão pode ser estimulado e que “uma tarefa desafiadora de espaço visual tem um impacto na estrutura do córtex”. Ou seja, o game Tetris serve como um tipo de “academia” para o cérebro e ajuda no desenvolvimento.
311. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo atrapalha o cérebro
As pessoas que costumam fazer muitas coisas ao mesmo tempo são as piores em fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Esta é a surpreendente conclusão de pesquisadores da Universidade Stanford, que determinaram que os chamados multitaskers – pessoas que habitualmente se dedicam a mais de uma tarefa ao mesmo tempo – distraem-se com grande facilidade e são menos hábeis em ignorar informações irrelevantes do que pessoas que só concentram tarefas ocasionalmente.

312. Ser “machão” pode prejudicar a saúde
Os homens que defendem de forma vigorosa os conceitos tradicionais de masculinidade e acreditam que o homem ideal é um sujeito forte e caladão que não se queixa das dores que sofre apresentam probabilidade 50% inferior, se comparados a outros homens, de procurar tratamentos preventivos de saúde, como um checape anual, afirma um estudo da Associação Sociológica Americana, em San Francisco.
313. Mulher do futuro será menor, mais gordinha e mais fértil
Stephen Stearns, biólogo evolucionista da Universidade de Yale, estudou 2.238 mulheres que haviam passado da menopausa, e cruzou os dados com as respectivas vidas reprodutivas. Para este grupo, Stearns testou a altura, peso, pressão arterial, colesterol e outras características correlacionadas com o número de crianças a que elas deram a luz e confirmou que mulheres mais baixas e gordas tendem a ter mais filhos, em média, do que outras, mais altas e magras. Mulheres cujos colesterol e pressão eram baixos também tinham mais filhos, e tiveram seu primeiro na juventude e entraram na menopausa mais tarde. A surpresa foi que estas características foram passadas para suas filhas que, por sua vez, também tiveram mais crianças.
314. Caso a tendência persista por dez gerações, calcula Stearns, a mulher média em 2409 será 2 cm mais baixa e 1 kg mais pesada do que ela é atualmente. Ela dará à luz o seu primeiro filho cinco meses mais cedo e entrará na menopausa dez meses mais tarde, em relação à média atual.

315. Tempo limite para correr os 100 metros rasos
Cientistas holandeses afirmam que 9,29 segundos é em quanto tempo é possível correr a prova dos 100 metros rasos, levando o organismo ao limite. O recorde atual é de Usain Bolt com o tempo de 9,58 segundos.

316. Primogênitos são mais inteligentes
Após testar o QI de 250 mil homens, pesquisadores da Universidade de Oslo, concluiram que  o filho mais velho sempre é o mais inteligente de uma família, com o QI 3 a 5% maior que o dos irmãos.

317. Uma em cada 25 pessoas no mundo já experimentou maconha
Números obtidos por pesquisadores da Austrália junto ao Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), revelou que cerca de 166 milhões de pessoas no mundo já experimentaram maconha ou são usuários ativos da droga, isso significa que uma em cada 25 pessoas entre 15 e 64 anos em 2006 teve algum tipo de experiência com a droga, escreveram os pesquisadores no “The Lancet”.

318. Chefe intimidador se sente incompetente
Chefes que se sentem incompetentes atacam severamente os outros, com intuito de compensar a própria inferioridade. “Detentores de poder sentem que precisam ser superiores e competentes. Quando eles não sentem que podem demonstrar isso legitimamente, eles demonstram isso rebaixando as pessoas com um corte ou dois”, diz Nathanael Fast, psicólogo social da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, que liderou uma série de experimentos, a fim de explorar estas consequências.

319. Cor azul deixa você mais feliz
Estudo realizado por um grupo de pesquisadores científicos The Mind Lab para engenheiros químicos da Universidade de Boots, no Reino Unido, descobriu que a exposição a cores claras trouxe mais benefícios em geral para as pessoas que participaram de um estudo. Os Pesquisadores expuseram um grupo de voluntários a uma variedade de cores e luzes. Eles descobriram que o azul e o verde fizeram que os homens se sentissem mais felizes; enquanto o azul, lilás e laranja fizeram o mesmo com as mulheres. Azul e vermelho aumentaram os níveis de confiança entre os homens, o azul e o lilás foram as melhores cores neste ponto para as mulheres, descobriu o estudo.

320. Malabarismo aumenta o poder do cérebro
Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisaram 24 adultos que não sabiam fazer malabarismo durante um período de seis semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos – o primeiro recebeu seis semanas de treinamento de malabarismo e praticaram a atividade 30 minutos por dia. O segundo grupo permaneceu sem a atividade. Os resultados indicam que os adultos que praticaram malabarismo apresentaram um aumento de 5% na chamada massa branca. O aumento foi identificado na parte posterior do cérebro chamada de sulco intraparietal, que contém nervos que reagem quando tentamos alcançar objetos incluídos na visão periférica.

321. 2º. 57% dos executivos recorrem a drogas para aliviar estresse
Uma pesquisa feita com mil executivos de São Paulo e Porto Alegre, com cargos de gerência para cima, revela que esses profissionais têm adotado uma estratégia nada saudável para aguentar as pressões do dia a dia: 57% deles recorrem ao uso de álcool, drogas ou medicamentos para suportar o estresse da rotina. “É uma tentativa de fugir da realidade”, resume Ana Maria Rossi, coordenadora da pesquisa realizada pela International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR), um instituto de estudo do estresse.

322. Riso de macacos é igual ao de humanos
A análise, coordenada por Marina Davila Ross, da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, está num artigo na revista científica “Current Biology”, concluiu através de uma avaliação matemática apurada das gravações de riso vindas de bebês humanos e bebês macacos. Um dos fatores em comum entre o riso de todas as espécies é a capacidade de exalar ar durante o tempo equivalente a três ou quatro ciclos de respiração — capacidade antes considerada unicamente humana. Além disso, as diferenças entre o riso de cada primata seguem o parentesco evolutivo — os chimpanzés têm o riso mais parecido com o nosso, enquanto os orangotangos têm a gargalhada mais distinta da humana.

323. Homens dedicam mais tempo a filhos parecidos com eles
Os homens passam mais tempo com os filhos mais parecidos com eles ou com um cheiro similar, segundo um estudo francês. O Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS, na sigla em francês) anunciou, em comunicado, os resultados do estudo, dirigido pela Universidade de Montpellier, que foram publicados também na versão online da revista “Animal Behaviour”. Além disso, o estudo confirmou a capacidade dos pais de reconhecerem seus filhos biológicos.

324. Aquecimento global favorece as mulheres
Geleiras vão derreter, ilhas vão desaparecer e as mulheres vão dominar o planeta. Segundo um novo, em países tropicais nascem mais meninas do que meninos (pois os fetos femininos são mais resistentes). E a tendência é que, com o aumento da temperatura, isso aconteça em todo o mundo.

325. Formigas usam corretor de imóveis
Segundo um estudo feito na Inglaterra, existem formigas especializadas em encontrar ninhos. Quando a colônia precisa se mudar, elas saem para procurar um novo lar, julgando aspectos como espaço e distância de outros formigueiros. Se encontrarem, voltam e tentam convencer as demais formigas.

326. Música pode ajudar bebês prematuros
Unidades hospitalares onde são tratados os bebês prematuros começaram a tocar música. Acredita-se que a prática possa agilizar a cura e deixá-los mais confortáveis. Agora, um novo estudo descobriu algumas evidências de que isso funciona. Escrevendo online em “Archives of Disease in Childhood”, pesquisadores dizem que a música parece reduzir o nível de dor experimentado pelos bebês. Ela também pode ajudá-los na transição de alimentação do cordão umbilical para a boca, diz o estudo.

327. Rinite afeta desempenho na escola e no trabalho
A rinite afeta a qualidade de vida e a produtividade de uma pessoa, seja adulto ou criança. Foi o que mostrou pesquisa divulgada no XIX Congresso Mundial de Otorrinolaringologia. A pesquisa ouviu 1.088 adultos e 4.618 crianças em oito países da América Latina em 2008. No Brasil, foram feitas entrevistas em oito capitais (Rio, São Paulo, Brasília, Salvador, Curitiba, Porto Alegre, Belém e Belo Horizonte). Segundo o estudo, quase metade (48%) das crianças e adultos sofrem interferência na escola ou trabalho por causa dos sintomas da rinite. Desses, 14% foram impedidos de sair de casa pela doença; 17% tiveram o rendimento afetado; e 17% passaram pelas duas situações. Sobre a qualidade de vida, 19% disseram que a rinite tem grande impacto nela; 24%, impacto moderado; 22% algum impacto; e 14%, pouco. Como eles se sentem durante as crises da doença? 38%, sempre cansados; 37% irritados; 34% ansiosos; 19% deprimidos.

328. Poeira do Saara provoca chuva na Amazônia
A poeira de uma das regiões mais áridas do mundo provoca chuvas na maior floresta úmida do planeta. Uma pesquisa publicada no mês passado na revista científica Nature Geoscience mostra que o material que sai do Saara e atravessa o Atlântico está ligado diretamente à intensidade da precipitação na Amazônia. Todo ano, entre fevereiro e abril, a areia suspensa por tempestades no deserto sai da África, cruza o oceano e alcança a América.

329. Refrigerantes podem causar taquicardia e paralisia
O consumo excessivo de refrigerantes pode causar taquicardias, fraqueza nos ossos e paralisia muscular, entre outros problemas de saúde, segundo afirma um estudo publicado hoje no “International Journal of Clinical Practice”. Os autores do estudo, dirigido por Moses Elisaf, da universidade grega de Ioannina, afirmam que o número de pessoas que adoecem por um consumo excessivo desse tipo de bebida tem aumentando, o que se deve em parte ao empenho das empresas em comercializar garrafas cada vez maiores.
330. Cruzar os braços ajuda a pensar melhor
Precisa resolver um problema difícil? Cruze os braços! Segundo um pesquisa publicada no European Journal of Social Psychology, o simples ato de cruzar os braços causa uma reação subconsciente no cérebro – que aumenta em até 30% a capacidade de concentração.

331. Orgasmo também pode curar soluços
Em 1999, Israel, um homem começou a soluçar e nada fazia com que ele parasse, por dias. Num dado momento, o homem, ainda soluçando, fez sexo com sua esposa. E surpresa!, os soluços pararam. Ele contou ao seu médico, que publicou um estudo “Relações Sexuais como um Tratamento Potencial para Soluços Intratáveis.”

332. Você não precisa das genitálias.
Orgasmo é um reflexo do sistema nervoso autônomo. E o reflexo do orgasmo pode ser disparado por uma grande faixa de estímulos, a genital, entre elas. Mas Kinsey também entrevistou uma mulher que podia ter orgasmos se alguém apertasse a sobrancelha dela. Pessoas com danos na medula espinhal, como paraplégicos, tetraplégicos, irão frequentemente desenvolver uma área muito, muito sensível logo acima dos seus ferimentos, onde quer que ele esteja. Existe descrito na literatura científica, um orgasmo pela estimulação no joelho.

333. Orgasmo pode causar mau hálito
De acordo com o autor de manual de casamentos, Theodore Van de Velde, um leve odor seminal pode ser detectado no hálito de uma mulher depois de cerca de uma hora do ato sexual. Theodore Van de Velde foi uma espécie de conhecedor/apreciador de sêmen. No seu livro, “Casamento Ideal”, ele disse que podia diferenciar entre o sêmen de um jovem, que ele disse ter um cheiro fresco e entusiasmante, e o sêmen de um homem maduro, cujo cheiro do sêmen seria, citando-o: “Notavelmente como o de flores do castanheiro espanhol. Algumas vezes muito floral fresco, e então novamente às vezes extremamente pungente.”

334. Escolhi esse titulo do Post justamente para ser curioso e não ter sentido nenhum.




Veja também ou 'tááá amarrado'!