Nicolas Cage

Olha Black Mirror aí! China quer implantar sistema de avaliação em seus habitantes

A terceira temporada de Black Mirror finalmente chegou a Netflix, e já em seu primeiro episódio, a série aborda a questão do rankeamento de seres humanos. O exagero distópico de “Nosedive” está em mostrar como seria uma sociedade toda baseada na avaliação do próximo, e como essas notas influenciam diretamente a maneira como você se relaciona com si mesmo e o ambiente em que vive.

Por exemplo, dependendo da nota, o personagem era impedido de entrar em um avião. Mas mesmo que não seja a ideia da série ser uma profeta de tecnologia, volta e meia a realidade teima em bater na nossa cara.

O governo Chinês quer implantar até 2020 o que eles chamam de “sistema de crédito social”, onde através de uma coleta gigantesca de dados individuais, os chineses terão uma espécie de nota, ou avaliação, que irá resultar em uma série de privações e privilégios. Por exemplo, caso sua nota do sistema de crédito seja baixa, você fica impedido de dormir em determinado hotel, ou colocar seus filhos em certas escolas. Esse sistema já está sendo debatido desde 2014.

É como se fosse um mega SPC/SERASA usado para avaliar o cidadão chinês dos pés a cabeça. E atribuir uma nota.

FONTE

Mais posts

Carregar mais posts