Dez.12
18

Os melhores memes de 2012

471 comentários2.2k ns.buzz

Além de amigos secretos, panetone, natal e cheiro de champagne estragado, fim de ano sempre rola aquela retrospectiva marota né? E claro, temos que ter a nossa! Aeeeee! E mais uma vez fui convidado pela Super Interessante para resumir em um TOP 10 os melhores memes de 2012. Então não vá pra Baleia, clique e veja os Melhores Memes de 2012 para noooooooooossa… Ok.

Antes de começar nossa lista deste ano vamos situar quem pode estar se perguntando o que são esses tais de “memes”? Sendo bem objetivo, memes seriam fatos, fotos, vídeos, frases ou simplesmente ideias que se espalham pela internet aparentemente sem explicação. Geralmente identificamos o começo de um meme quando algo “viraliza” (se propaga pela rede espontaneamente) e passa a virar tema de piadas, montagens, remixes, mashups e todo tipo de conteúdo na internet.

Sem mais delongas, vamos à nossa lista com os memes que mais bombaram em 2012:

#10. Ridiculously Photogenic Guy

Tudo começou quando em uma bela manhã de sol no estado da Carolina do Sul, Zeddie Little, um rapaz de 25 anos estava correndo a 2012 Cooper River Bridge Run quando foi clicado por um fotógrafo. Qualquer ser humano normal sairia todo suado, com cara de acabado e tal, mas Zeddie NÃO! A partir daquele dia ele passaria ser o cara mais fotogênico do mundo. Ou o “cara ridiculamente fotogênico”.

Zeddie foi clicado pelo fotógrafo Will King. King tirou cerca de 100 fotos da prova e as subiu no flickr e facebook. Mas foi no seu perfil no facebook que um amigo comentou que Zeddie era ridiculamente fotogênico. Depois disso, King postou a foto no Reddit com a mensagem: “Meu amigo disse que esse cara é ridiculamente fotogênico”. Nascia um novo meme.

Zeddie ficou tão famoso que deu até (oh!) entrevista pra TV (na gringa equivale a ir ao programa da Eliana). Depois disso ficamos sabendo que o belo rapaz na foto já tem namorada (chorem, moças) , mora em Nova York e procura emprego na área de relações públicas. Depois do meme “Ridiculously Photogenic Guy”, outros váááários figurantes em fotografias passaram a ter seu destaque. Como a Ridiculously Photogenic Surgery Girl, Ridiculously Photogenic Metal Head, Ridiculously Photogenic Syrian Rebel, etc.

Zeddie marcou 2012 figurando em todas as listas de memes que marcaram 2012 e, mais importante, mostrou que é possível ser belo mesmo em momentos difíceis….


#9. Menos a Luiza, que está no Canadá

Uma simples propaganda de um empreendimento imobiliário da Paraíba virou piada na internet logo no começo do ano quando o vídeo, estrelado pelo colunista social Gerardo Rabello, famoso na região, caiu no YouTube. A propaganda em si não tem nada de mais, só que um detalhe chamou atenção:

A informação não-solicitada de que a filha estava no Canadá acabou virando uma pérola para ilustrar a típica arrogância da classe média, mas em entrevista a um portal local, Gerardo explica que sua família é muito conhecida na Paraíba e que por isso lhe pediram pra incluir o esclarecimento no roteiro.

De qualquer forma a repercussão imediata transformou a fala “menos a Luiza, que está no Canadá” em mania nacional por algumas semanas, gerando ainda certa curiosidade sobre a história e o retorno da moça. De olho nas possibilidades comerciais advindas da exposição gratuita, Luiza antecipou sua volta e de cara estrelou algumas novas propagandas, inclusive campanhas nacionais. Não era pra menos, Luiza foi citada até em prova de concurso público.

O fato de uma coisa tão trivial ter ganhado tanta visibilidade deixou claro o poder/alcance das redes sociais no Brasil e provocou o espanto das “velhas mídas” cuja reação mais marcante foi outra frase eternizada nos anais da internet, direto da abertura do Jornal do SBT:

“Nós já fomos mais inteligentes” virou debate generalizado e o jornalista Carlos Nascimento mostrou que não curte muito a “grande rede mundial de computadores”, como eles costumam chamar nossa querida internets.


#8. Namorada Sinistra (Overly Attached Girlfriend)

Todo mundo sabe que fãs de Justin Bieber não são confiáveis e todas fazem suas loucuras pelo loirinho, mas a usuária do youtube wzr0713 foi, digamos, a mais original até agora. Em um vídeo gravado da sua webcam entitulado “JB Fanvideo” ela fez uma paródia da música “Boyfriend” de Justin Bieber no dia 14 de julho, no mínimo, assustadora:

Pouco depois soube-se que o vídeo era na verdade a participação da moça para um concurso de canto que tinha por objetivo promover o perfume “Girlfriend” do astro teen. O vídeo original já conta com mais de 13 milhões de visualizações e deu origem a várias imagens com frases que continuavam a piada da namorada exageradamente ciumenta e grudenta. No Brasil, o meme chegou com o título de “Namorada Sinistra” e rapidamente viralizou no facebook – onde já possui mais de 300 mil likes em sua página.

No dia 7 de julho a garota do vídeo se revelou. Seu nome é Laine e tem 20 anos, ela reconheceu que seu vídeo era apenas uma brincadeira e a “namorada sinistra” era apenas uma personagem vivida por uma doce moça…

Laine ainda protagonizou outros vídeos, como o “Rompimento com a Namorada Sinistra” e também um comercial para uma grande marca de eletrônicos…

Laine realmente mostrou que uma namorada stalker pode chegar longe… e virou o pesadelo dos machos do planeta!


#7. Gina Indelicada

Se um meme tomou conta da internet brasileira em 2012 eu diria que foi essa onda de fanpages de humor raso que lotaram o facebook com suas frases manjadas em montagens aleatórias usando algum personagem consagrado, literalmente, como pano de fundo. Não sei se expliquei direito do que eu estou falando mas você certamente já viu este fenômeno na sua linha do tempo na forma de um “Chapolin Sincero”, um “Willy Wonka Irônico”, uma “Clarice Lispector Histérica”, etc.. (até os nomes das páginas seguem a mesma fórmula)

Só que o inusitado resgate de uma imagem guardada nas tenras memórias do inconsciente popular – a bela e sorridente moça na caixinha dos palitos Gina – em contraste com esse tipo de humor rasteiro, deu grande repercussão a uma dessas fanpages, a Gina Indelicada e suas respostas cretinas:

Suas milhões de curtidas em pouco tempo jogaram os holofotes sobre seu jovem criador, Ricck Lopes, que depois de ser ameaçado de processo pela Palitos Gina por uso indevido da marca, chegou a – TCHARAM! – dar entrevista pra TV, virou manchete na imprensa nacional e internacional. Só que o tom das conversas sobre o assunto na internet não era muito amistoso… Os detetives virtuais espalhados por aí descobriram que todas as piadinhas que o rapaz se vangloriava de ter criado eram cópias de tweets alheios e por fim um dossiê bem completo comprovou o kibe no palito.

Depois de toda polêmica, o aclamado “gênio” assumiu a “inspiração” das grosserias da Gina e se comprometeu a, a partir de então, somente publicar conteúdo autoral na sua página. A estratégia não deve ter dado muito certo porque felizmente hoje quase não se vê a moça dos palitos na internet, mas seu legado fortaleceu ainda mais o surgimento de novas fanpages PERSONAGEM + ADJETIVO atrás de joinhas no facebook.


#6. Stop Kony

Em março deste ano um vídeo de quase 30 minutos justificou a expressão “viral” se espalhando pela internet de forma incrivelmente rápida, uma denúncia tocante que tomou conta dos emails, blogs, tweets e facebook de todo o mundo atingindo a marca de 100 milhões de visualizações em apenas seis dias. Pra quem ainda assim não assistiu na época, taí o campeão de audiência:

O vídeo assinado pela ONG Invisible Children pretendia revelar ao mundo as atrocidades cometidas por Joseph Kony, líder de um grupo armado religioso de Uganda (Exército de Resistência do Senhor, ou LRA) acusado de diversos crimes contra mais de 30 mil crianças nos últimos 20 anos, para facilitar sua captura – e nesse sentido foi extremamente bem sucedido. Só que a histeria em torno do assunto deu origem a uma enxurrada de críticas ao vídeo e à entidade, especialmente quanto à defesa de uma intervenção militar americana na região – e inclusive trazendo acusações de que a Invisible Children estaria servindo a grupos políticos de interesses escusos. O primeiro ministro de Uganda chegou a fazer um comunicado oficial em que criticava o vídeo e demonstrava que Joseph Kony não estava mais no país. Apesar de ter sido o viral mais rápido da história, depois que os fatos foram esclarecidos a principal lição de “Stop Kony” foi mesmo a de que as pessoas estão dispostas a compartilhar com grande efetividade conteúdos inspirados por causas nobres, correndo o risco de caírem em falácias e serem ingenuamente manipuladas através de suas emoções.


#5. Jesus Restaurado (Ecce Homo)

Cecília Jiménez é o nome da responsável por essa “obra de arte”. Tudo começou em 21 de agosto quando uma revista espanhola publicou um artigo sobre a frustrada restauração que teria ocorrido na igreja Nossa Senhora da Misericórdia na cidade de Borja. A obra “restaurada” é um afresco do século XIX do pintor Elias García Martínez chamado “Ecce Homo”. Cecília teria restaurado a obra sem permissão, mas… segundo ela, o padre tinha liberado. E deu no que deu.

No mesmo dia foi postado no Reddit e surgiu a primeira homenagem a restauração de Cecília. Depois disso, a imagem caiu nos chans e redes sociais da vida e foi o que bastou para viralizar de vez.

O meme caiu nas graças populares e já no dia 24 de agosto foi criada uma petição onlinepara a igreja não remover a restauração falha, afinal, ela fez com que o número de turistas a igreja aumentasse muuuuuuuito. Aliás, não apenas na igreja, na internet principalmente…

Para homenagear Cecília Jiménez, a BBH de Londres criou o “Prêmio Cecília”, uma competição para ver quem conseguia a proeza de criar outra obra parecida com a de Cecília. Afinal, graças a ela o rosto de Jesus nesse natal será lembrado de outra maneira…


#4. Oi oi oi

Outro reflexo importante da popularização das redes sociais no país foi a forma como o brasileiro acompanhou conectado a novela “das oito” Avenida Brasil. Os folhetins já fazem tradicionalmente enorme sucesso popular por aqui mas a trama cheia de elementos marcantes no horário nobre da Globo pautou não apenas as conversas de salão, mas tomou conta da internet com muita força, de diversas formas. Termos de busca ligados à novela tiveram uma explosão de incidência, imagens relacionadas começaram a bombar no facebook e vários personagens e diálogos acabaram virando GIFs animados nos tumblrs da vida.

  

No Twitter, onde comentários sobre o que está passando na TV são uma constante, a euforia a cada capítulo era tanta que deu origem a uma espécie de flashmob online: toda vez que começava a abertura da novela seguia-se uma enxurrada de tuítes (estima-se que cerca de quatro mil por dia) com a expressão “oi oi oi” e suas variações, em referência à música-tema, o famigerado e abrasileirado “kuduro”. Além da hashtag #oioioi várias outros assuntos relacionados à trama entraram para os trending topics (assuntos mais recorrentes) do site. Após uma cena em que a protagonista Nina se vingava da vilã Carminha no dia 24 de julho, a fala “me serve vadia” teve mais de 15 mil menções no Twitter, e logo vieram as centenas de remixes da frase no YouTube (a maioria montagens em ritmo de funk). “Curiosamente” até a palavra “vadia”, de uso er.. digamos.. comum, teve um aumento de 158% nas buscas do Google nos dias seguintes à exibição da referida cena. Outro efeito da popularidade de Avenida Brasil na internet foi a onda de “avatares congelados”, mas não se preocupe com a temperatura em Pandora… “congelado” no caso é o efeito em preto e branco com luzes desfocadas ao fundo que marcava um determinado personagem em um momento tenso ao fim de cada capítulo, e que as pessoas começaram a aplicar em suas fotos nas redes sociais. Até o âncora do principal telejornal do país entrou na onda:


#3. Call Me Maybe

A cantora e compositora canadense Carly Rae Jepsen ficou conhecida em seu país ao ficar em 3ºlugar numa edição do reality show “Canadian Idol”. Em 2011, três anos depois do álbum de estreia, lançou o single “Call Me Maybe”, que viria a ocupar as paradas de sucesso de todo o mundo – e ganhar ainda mais força na internet.

O clipe original já ultrapassou a marca de 350 milhões de views e mais de um milhão de votos positivos (contra menos de 100 mil negativos), tendo sido compartilhado mais de 10 milhões de vezes nas redes sociais. Baladinha água-com-açúcar alto-astral para quem está de bem com a vida curtir a váibe:

 Não é pra menos que um de seus primeiros entusiastas foi o menino-cantor Justin Bieber, no Twitter, no fim de 2011:

Em fevereiro desse ano, Bieber reuniu amigos e a namorada Selena Gomez para gravar um lip dub (famosa “dublagem”) com o hit ao fundo, que já possui mais de 50 milhões de visualizações no YouTube e inspirou outras celebridades modernetes e chegadas em “causar” na web, como Katy Perry e Kelly Clarkson, a publicarem também suas versões:

O meme se expandiu com tantas outras versões, remixes, mashups e montagens, como estas épicas usando cenas de Star Wars, do seriado Friends e até discursos do presidente americano Barack Obama:

E ultrapassando fronteiras, a brincadeira contagiou atletas universitários e profissionais (e cheerleaders tb, claro), possivelmente tentando relaxar no intervalo entre as competições, como o time de baseball de Harvard e a equipe de nado sincronizado da SMU:

  

Por aqui o Santos Futebol Clube surpreendeu com um videoclipe descontraído no lançamento de seu canal oficial:

E até mais recentemente um grupo de idosos moradores de uma casa de repouso em Londres, chamada Waverley Mansion, deixou a internet suspirando com um clipe que prova que não existe idade para ser feliz, ou participar de memes:


#2. Para Nossa Alegria

Jefferson, Suelen e Mara. Esses três nomes fizeram parte da vida de muitos brasileiros em 2012, para noooooooooooooossa alegria. O trio protagonizou o maior viral do ano por essas bandas e um dos maiores da história brasileira nas internets.

A história de sucesso do grupo que ficou conhecido pelo refrão “Para Nossa Alegria” começou quando a mãe (Mara) e os filhos (Jefferson e Suelen) gravaram a versão alegre da música “Galhos Secos” da banda Êxodo. No dia 13 de março o vídeo foi hospedado no YouTube na conta da usuária Juliana38668, que ninguém sabe se possui algum grau de parentesco ou amizade com a família. O fato é que o vídeo passou uma semana despercebido até que no dia 20 de março ele foi postado lá no Não Salvo e depois vários outros blogs entraram na onda da alegria!

O vídeo viralizou de uma maneira inédita no facebook brasileiro (sendo compartilhado até mesmo em páginas de artistas famosos como Luciano Huck) e em menos de 24hrs já tinha 5 milhões de visualizações. Nos dias seguintes o trio começou a aparecer em tudo quanto é lugar, todos os programas de TV queriam tirar uma casquinha da família carente que agora fazia sucesso na internet. Ana Maria Braga foi uma das primeiras a recebê-los em seu programa. Logo vieram as campanhas publicitárias e participações em eventos.

Um dos momentos mais marcantes dessa história foi a paródia feita pela família musical Luciana Mello, Jair Oliveira e Jair Rodrigues:

Hoje o vídeo original já conta com 25 milhões de visualizações e os irmãos Jefferson e Suelen tentam dar prosseguimento à carreira artística, mantendo o repertório gospel – e as notas desafinadas.


#1. Gangnam Style

Finalmente chegamos ao nosso TOP TOP meme do ano, aquele que efetivamente marcou 2012 como o maior sucesso reverberado na internet, e, permitam-me dizer, ele vem a galope. É claro que a essas alturas você dificilmente não conhece o hit contagiante do cantor pop sul-coreano Park Jae-Sang, mais conhecido como – Oppa! – Psy:

“Gangnam Style” esconde em sua batida eletrônica moderninha e sua coreografia espalhafatosa uma bem humorada crítica social ao estilo de vida dos ricos de Gangnam (região rica de Seul, capital da Coreia do Sul) e desde julho, quando foi publicado, seu clipe tomou o posto de queridinho da internet e não demorou muito até que se tornou o vídeo mais visto da história do YouTube, beirando um bilhão de visualizações!!! E ainda coleciona o recorde de “joinhas”, garantindo de vez um lugar no Guinness Book.

Obviamente o pessoal não ia ficar só assistindo e como nos outros casos o sucesso “viral” inspirou uma nova avalanche de versões, paródias e derivados. A primeira a repercutir com estardalhaço trazia o próprio astro ao lado da cantora Hyun-A, estrela da música coreana:

Com o sucesso estrondoso pela internet, logo celebridades internacionais como Nelly Furtado e Britney Spears deram um empurrãozinho pro meme:

  

E o estilo de Gangnam ganhou o mundo na forma das mais diferentes versões e até uma paródia humorística brasileira:

 

Só que uma versão brasileira em específico não teve tanta graça: mais uma vez pegando carona num hit internacional que estava bombando nas paradas mundiais, o cantor Latino anunciou pelo Twitter que lançaria sua própria versão de “Gangnam Style” e dias depois trouxe ao mundo a infame “Despedida de Solteiro”, cuja repercussão foi tão negativa que inspirou uma resposta indignada no mesmo ritmo e bateu recorde de rejeição no YouTube, causando ainda sucessivas outras “despedidas” do cantor ameaçando abandonar o Twitter por causa das críticas recebidas e, mais recentemente, a suspensão de seu canal oficial – dando margem a “maldosas” especulações devidamente rebatidas pelo cantor em seu site oficial.

Só esqueceu de explicar por que o canal voltou ao ar semo videoclipe da sua nova cópia, digo, música de trabalho tão polemizada.


[BONUS] Nissim Ourfali

É com certo pesar que abro um parênteses no final de nossa lista para fazer uma observação sobre um meme brasileiro épico que poderia facilmente figurar entre os primeiros da lista, mas infelizmente acabou virando briga no poder judiciário. O vídeo em forma de clipe estrelando o garoto Nissim Ourfali cantando (dublando) uma paródia da música “What Makes You Beaultiful” da banda pop adolescente One Direction foi gravado para o Bar Mitzvah (cerimônia judaica que celebra a maturidade e insere o jovem na comunidade judaica, aos 12 anos) e aborda temas triviais do cotidiano de alguém desta idade, como suas séries favoritas (“gosto de Friends e Big Bang”) e as últimas férias (“fui pra Israel e curti demais”).

Possivelmente sem se dar conta da obra-prima que tinha em mãos, o próprio pai – Sr. Ourfali – colocou o vídeo na internet para compartilhar com parentes e acabou se arrependendo de ter dado início a um festival de piadas envolvendo cada verso da canção do filho, ao mesmo tempo em que já não adiantava muita coisa tirar o vídeo do ar – já que as cópias se multiplicavam “em tempo real”, seguidas de montagens e versões quase instantâneas.

Apesar do sucesso absoluto na internet, a família feliz de Nissim não gostou da repercussão do vídeo e obteve na justiça decisão favorável ao seu pedido de que o vídeo fosse retirado do ar, contudo, uma simples busca pelo nome do garoto no YouTube encontra um monte de cópias do clipe prontinhas para matar a sua curiosidade/saudade deste grande (e indesejado) sucesso… ;)


ns.buzz
2.2k
Atenção! Os comentários do blog são via Facebook, se quiser gritar algo, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e agora a porra ficou séria: comentários racistas, homofóbicos e filhos da puta sem costume em geral poderão ser denunciados por outros usuáros e você perderá sua conta ou será caçado por aborígines comedores de ânus (sim, qualquer uma das opções pode acontecer).
Dez.12
18

Os melhores memes de 2012

471 comentários2.2k ns.buzz

Além de amigos secretos, panetone, natal e cheiro de champagne estragado, fim de ano sempre rola aquela retrospectiva marota né? E claro, temos que ter a nossa! Aeeeee! E mais uma vez fui convidado pela Super Interessante para resumir em um TOP 10 os melhores memes de 2012. Então não vá pra Baleia, clique e veja os Melhores Memes de 2012 para noooooooooossa… Ok.

Antes de começar nossa lista deste ano vamos situar quem pode estar se perguntando o que são esses tais de “memes”? Sendo bem objetivo, memes seriam fatos, fotos, vídeos, frases ou simplesmente ideias que se espalham pela internet aparentemente sem explicação. Geralmente identificamos o começo de um meme quando algo “viraliza” (se propaga pela rede espontaneamente) e passa a virar tema de piadas, montagens, remixes, mashups e todo tipo de conteúdo na internet.

Sem mais delongas, vamos à nossa lista com os memes que mais bombaram em 2012:

#10. Ridiculously Photogenic Guy

Tudo começou quando em uma bela manhã de sol no estado da Carolina do Sul, Zeddie Little, um rapaz de 25 anos estava correndo a 2012 Cooper River Bridge Run quando foi clicado por um fotógrafo. Qualquer ser humano normal sairia todo suado, com cara de acabado e tal, mas Zeddie NÃO! A partir daquele dia ele passaria ser o cara mais fotogênico do mundo. Ou o “cara ridiculamente fotogênico”.

Zeddie foi clicado pelo fotógrafo Will King. King tirou cerca de 100 fotos da prova e as subiu no flickr e facebook. Mas foi no seu perfil no facebook que um amigo comentou que Zeddie era ridiculamente fotogênico. Depois disso, King postou a foto no Reddit com a mensagem: “Meu amigo disse que esse cara é ridiculamente fotogênico”. Nascia um novo meme.

Zeddie ficou tão famoso que deu até (oh!) entrevista pra TV (na gringa equivale a ir ao programa da Eliana). Depois disso ficamos sabendo que o belo rapaz na foto já tem namorada (chorem, moças) , mora em Nova York e procura emprego na área de relações públicas. Depois do meme “Ridiculously Photogenic Guy”, outros váááários figurantes em fotografias passaram a ter seu destaque. Como a Ridiculously Photogenic Surgery Girl, Ridiculously Photogenic Metal Head, Ridiculously Photogenic Syrian Rebel, etc.

Zeddie marcou 2012 figurando em todas as listas de memes que marcaram 2012 e, mais importante, mostrou que é possível ser belo mesmo em momentos difíceis….


#9. Menos a Luiza, que está no Canadá

Uma simples propaganda de um empreendimento imobiliário da Paraíba virou piada na internet logo no começo do ano quando o vídeo, estrelado pelo colunista social Gerardo Rabello, famoso na região, caiu no YouTube. A propaganda em si não tem nada de mais, só que um detalhe chamou atenção:

A informação não-solicitada de que a filha estava no Canadá acabou virando uma pérola para ilustrar a típica arrogância da classe média, mas em entrevista a um portal local, Gerardo explica que sua família é muito conhecida na Paraíba e que por isso lhe pediram pra incluir o esclarecimento no roteiro.

De qualquer forma a repercussão imediata transformou a fala “menos a Luiza, que está no Canadá” em mania nacional por algumas semanas, gerando ainda certa curiosidade sobre a história e o retorno da moça. De olho nas possibilidades comerciais advindas da exposição gratuita, Luiza antecipou sua volta e de cara estrelou algumas novas propagandas, inclusive campanhas nacionais. Não era pra menos, Luiza foi citada até em prova de concurso público.

O fato de uma coisa tão trivial ter ganhado tanta visibilidade deixou claro o poder/alcance das redes sociais no Brasil e provocou o espanto das “velhas mídas” cuja reação mais marcante foi outra frase eternizada nos anais da internet, direto da abertura do Jornal do SBT:

“Nós já fomos mais inteligentes” virou debate generalizado e o jornalista Carlos Nascimento mostrou que não curte muito a “grande rede mundial de computadores”, como eles costumam chamar nossa querida internets.


#8. Namorada Sinistra (Overly Attached Girlfriend)

Todo mundo sabe que fãs de Justin Bieber não são confiáveis e todas fazem suas loucuras pelo loirinho, mas a usuária do youtube wzr0713 foi, digamos, a mais original até agora. Em um vídeo gravado da sua webcam entitulado “JB Fanvideo” ela fez uma paródia da música “Boyfriend” de Justin Bieber no dia 14 de julho, no mínimo, assustadora:

Pouco depois soube-se que o vídeo era na verdade a participação da moça para um concurso de canto que tinha por objetivo promover o perfume “Girlfriend” do astro teen. O vídeo original já conta com mais de 13 milhões de visualizações e deu origem a várias imagens com frases que continuavam a piada da namorada exageradamente ciumenta e grudenta. No Brasil, o meme chegou com o título de “Namorada Sinistra” e rapidamente viralizou no facebook – onde já possui mais de 300 mil likes em sua página.

No dia 7 de julho a garota do vídeo se revelou. Seu nome é Laine e tem 20 anos, ela reconheceu que seu vídeo era apenas uma brincadeira e a “namorada sinistra” era apenas uma personagem vivida por uma doce moça…

Laine ainda protagonizou outros vídeos, como o “Rompimento com a Namorada Sinistra” e também um comercial para uma grande marca de eletrônicos…

Laine realmente mostrou que uma namorada stalker pode chegar longe… e virou o pesadelo dos machos do planeta!


#7. Gina Indelicada

Se um meme tomou conta da internet brasileira em 2012 eu diria que foi essa onda de fanpages de humor raso que lotaram o facebook com suas frases manjadas em montagens aleatórias usando algum personagem consagrado, literalmente, como pano de fundo. Não sei se expliquei direito do que eu estou falando mas você certamente já viu este fenômeno na sua linha do tempo na forma de um “Chapolin Sincero”, um “Willy Wonka Irônico”, uma “Clarice Lispector Histérica”, etc.. (até os nomes das páginas seguem a mesma fórmula)

Só que o inusitado resgate de uma imagem guardada nas tenras memórias do inconsciente popular – a bela e sorridente moça na caixinha dos palitos Gina – em contraste com esse tipo de humor rasteiro, deu grande repercussão a uma dessas fanpages, a Gina Indelicada e suas respostas cretinas:

Suas milhões de curtidas em pouco tempo jogaram os holofotes sobre seu jovem criador, Ricck Lopes, que depois de ser ameaçado de processo pela Palitos Gina por uso indevido da marca, chegou a – TCHARAM! – dar entrevista pra TV, virou manchete na imprensa nacional e internacional. Só que o tom das conversas sobre o assunto na internet não era muito amistoso… Os detetives virtuais espalhados por aí descobriram que todas as piadinhas que o rapaz se vangloriava de ter criado eram cópias de tweets alheios e por fim um dossiê bem completo comprovou o kibe no palito.

Depois de toda polêmica, o aclamado “gênio” assumiu a “inspiração” das grosserias da Gina e se comprometeu a, a partir de então, somente publicar conteúdo autoral na sua página. A estratégia não deve ter dado muito certo porque felizmente hoje quase não se vê a moça dos palitos na internet, mas seu legado fortaleceu ainda mais o surgimento de novas fanpages PERSONAGEM + ADJETIVO atrás de joinhas no facebook.


#6. Stop Kony

Em março deste ano um vídeo de quase 30 minutos justificou a expressão “viral” se espalhando pela internet de forma incrivelmente rápida, uma denúncia tocante que tomou conta dos emails, blogs, tweets e facebook de todo o mundo atingindo a marca de 100 milhões de visualizações em apenas seis dias. Pra quem ainda assim não assistiu na época, taí o campeão de audiência:

O vídeo assinado pela ONG Invisible Children pretendia revelar ao mundo as atrocidades cometidas por Joseph Kony, líder de um grupo armado religioso de Uganda (Exército de Resistência do Senhor, ou LRA) acusado de diversos crimes contra mais de 30 mil crianças nos últimos 20 anos, para facilitar sua captura – e nesse sentido foi extremamente bem sucedido. Só que a histeria em torno do assunto deu origem a uma enxurrada de críticas ao vídeo e à entidade, especialmente quanto à defesa de uma intervenção militar americana na região – e inclusive trazendo acusações de que a Invisible Children estaria servindo a grupos políticos de interesses escusos. O primeiro ministro de Uganda chegou a fazer um comunicado oficial em que criticava o vídeo e demonstrava que Joseph Kony não estava mais no país. Apesar de ter sido o viral mais rápido da história, depois que os fatos foram esclarecidos a principal lição de “Stop Kony” foi mesmo a de que as pessoas estão dispostas a compartilhar com grande efetividade conteúdos inspirados por causas nobres, correndo o risco de caírem em falácias e serem ingenuamente manipuladas através de suas emoções.


#5. Jesus Restaurado (Ecce Homo)

Cecília Jiménez é o nome da responsável por essa “obra de arte”. Tudo começou em 21 de agosto quando uma revista espanhola publicou um artigo sobre a frustrada restauração que teria ocorrido na igreja Nossa Senhora da Misericórdia na cidade de Borja. A obra “restaurada” é um afresco do século XIX do pintor Elias García Martínez chamado “Ecce Homo”. Cecília teria restaurado a obra sem permissão, mas… segundo ela, o padre tinha liberado. E deu no que deu.

No mesmo dia foi postado no Reddit e surgiu a primeira homenagem a restauração de Cecília. Depois disso, a imagem caiu nos chans e redes sociais da vida e foi o que bastou para viralizar de vez.

O meme caiu nas graças populares e já no dia 24 de agosto foi criada uma petição onlinepara a igreja não remover a restauração falha, afinal, ela fez com que o número de turistas a igreja aumentasse muuuuuuuito. Aliás, não apenas na igreja, na internet principalmente…

Para homenagear Cecília Jiménez, a BBH de Londres criou o “Prêmio Cecília”, uma competição para ver quem conseguia a proeza de criar outra obra parecida com a de Cecília. Afinal, graças a ela o rosto de Jesus nesse natal será lembrado de outra maneira…


#4. Oi oi oi

Outro reflexo importante da popularização das redes sociais no país foi a forma como o brasileiro acompanhou conectado a novela “das oito” Avenida Brasil. Os folhetins já fazem tradicionalmente enorme sucesso popular por aqui mas a trama cheia de elementos marcantes no horário nobre da Globo pautou não apenas as conversas de salão, mas tomou conta da internet com muita força, de diversas formas. Termos de busca ligados à novela tiveram uma explosão de incidência, imagens relacionadas começaram a bombar no facebook e vários personagens e diálogos acabaram virando GIFs animados nos tumblrs da vida.

  

No Twitter, onde comentários sobre o que está passando na TV são uma constante, a euforia a cada capítulo era tanta que deu origem a uma espécie de flashmob online: toda vez que começava a abertura da novela seguia-se uma enxurrada de tuítes (estima-se que cerca de quatro mil por dia) com a expressão “oi oi oi” e suas variações, em referência à música-tema, o famigerado e abrasileirado “kuduro”. Além da hashtag #oioioi várias outros assuntos relacionados à trama entraram para os trending topics (assuntos mais recorrentes) do site. Após uma cena em que a protagonista Nina se vingava da vilã Carminha no dia 24 de julho, a fala “me serve vadia” teve mais de 15 mil menções no Twitter, e logo vieram as centenas de remixes da frase no YouTube (a maioria montagens em ritmo de funk). “Curiosamente” até a palavra “vadia”, de uso er.. digamos.. comum, teve um aumento de 158% nas buscas do Google nos dias seguintes à exibição da referida cena. Outro efeito da popularidade de Avenida Brasil na internet foi a onda de “avatares congelados”, mas não se preocupe com a temperatura em Pandora… “congelado” no caso é o efeito em preto e branco com luzes desfocadas ao fundo que marcava um determinado personagem em um momento tenso ao fim de cada capítulo, e que as pessoas começaram a aplicar em suas fotos nas redes sociais. Até o âncora do principal telejornal do país entrou na onda:


#3. Call Me Maybe

A cantora e compositora canadense Carly Rae Jepsen ficou conhecida em seu país ao ficar em 3ºlugar numa edição do reality show “Canadian Idol”. Em 2011, três anos depois do álbum de estreia, lançou o single “Call Me Maybe”, que viria a ocupar as paradas de sucesso de todo o mundo – e ganhar ainda mais força na internet.

O clipe original já ultrapassou a marca de 350 milhões de views e mais de um milhão de votos positivos (contra menos de 100 mil negativos), tendo sido compartilhado mais de 10 milhões de vezes nas redes sociais. Baladinha água-com-açúcar alto-astral para quem está de bem com a vida curtir a váibe:

 Não é pra menos que um de seus primeiros entusiastas foi o menino-cantor Justin Bieber, no Twitter, no fim de 2011:

Em fevereiro desse ano, Bieber reuniu amigos e a namorada Selena Gomez para gravar um lip dub (famosa “dublagem”) com o hit ao fundo, que já possui mais de 50 milhões de visualizações no YouTube e inspirou outras celebridades modernetes e chegadas em “causar” na web, como Katy Perry e Kelly Clarkson, a publicarem também suas versões:

O meme se expandiu com tantas outras versões, remixes, mashups e montagens, como estas épicas usando cenas de Star Wars, do seriado Friends e até discursos do presidente americano Barack Obama:

E ultrapassando fronteiras, a brincadeira contagiou atletas universitários e profissionais (e cheerleaders tb, claro), possivelmente tentando relaxar no intervalo entre as competições, como o time de baseball de Harvard e a equipe de nado sincronizado da SMU:

  

Por aqui o Santos Futebol Clube surpreendeu com um videoclipe descontraído no lançamento de seu canal oficial:

E até mais recentemente um grupo de idosos moradores de uma casa de repouso em Londres, chamada Waverley Mansion, deixou a internet suspirando com um clipe que prova que não existe idade para ser feliz, ou participar de memes:


#2. Para Nossa Alegria

Jefferson, Suelen e Mara. Esses três nomes fizeram parte da vida de muitos brasileiros em 2012, para noooooooooooooossa alegria. O trio protagonizou o maior viral do ano por essas bandas e um dos maiores da história brasileira nas internets.

A história de sucesso do grupo que ficou conhecido pelo refrão “Para Nossa Alegria” começou quando a mãe (Mara) e os filhos (Jefferson e Suelen) gravaram a versão alegre da música “Galhos Secos” da banda Êxodo. No dia 13 de março o vídeo foi hospedado no YouTube na conta da usuária Juliana38668, que ninguém sabe se possui algum grau de parentesco ou amizade com a família. O fato é que o vídeo passou uma semana despercebido até que no dia 20 de março ele foi postado lá no Não Salvo e depois vários outros blogs entraram na onda da alegria!

O vídeo viralizou de uma maneira inédita no facebook brasileiro (sendo compartilhado até mesmo em páginas de artistas famosos como Luciano Huck) e em menos de 24hrs já tinha 5 milhões de visualizações. Nos dias seguintes o trio começou a aparecer em tudo quanto é lugar, todos os programas de TV queriam tirar uma casquinha da família carente que agora fazia sucesso na internet. Ana Maria Braga foi uma das primeiras a recebê-los em seu programa. Logo vieram as campanhas publicitárias e participações em eventos.

Um dos momentos mais marcantes dessa história foi a paródia feita pela família musical Luciana Mello, Jair Oliveira e Jair Rodrigues:

Hoje o vídeo original já conta com 25 milhões de visualizações e os irmãos Jefferson e Suelen tentam dar prosseguimento à carreira artística, mantendo o repertório gospel – e as notas desafinadas.


#1. Gangnam Style

Finalmente chegamos ao nosso TOP TOP meme do ano, aquele que efetivamente marcou 2012 como o maior sucesso reverberado na internet, e, permitam-me dizer, ele vem a galope. É claro que a essas alturas você dificilmente não conhece o hit contagiante do cantor pop sul-coreano Park Jae-Sang, mais conhecido como – Oppa! – Psy:

“Gangnam Style” esconde em sua batida eletrônica moderninha e sua coreografia espalhafatosa uma bem humorada crítica social ao estilo de vida dos ricos de Gangnam (região rica de Seul, capital da Coreia do Sul) e desde julho, quando foi publicado, seu clipe tomou o posto de queridinho da internet e não demorou muito até que se tornou o vídeo mais visto da história do YouTube, beirando um bilhão de visualizações!!! E ainda coleciona o recorde de “joinhas”, garantindo de vez um lugar no Guinness Book.

Obviamente o pessoal não ia ficar só assistindo e como nos outros casos o sucesso “viral” inspirou uma nova avalanche de versões, paródias e derivados. A primeira a repercutir com estardalhaço trazia o próprio astro ao lado da cantora Hyun-A, estrela da música coreana:

Com o sucesso estrondoso pela internet, logo celebridades internacionais como Nelly Furtado e Britney Spears deram um empurrãozinho pro meme:

  

E o estilo de Gangnam ganhou o mundo na forma das mais diferentes versões e até uma paródia humorística brasileira:

 

Só que uma versão brasileira em específico não teve tanta graça: mais uma vez pegando carona num hit internacional que estava bombando nas paradas mundiais, o cantor Latino anunciou pelo Twitter que lançaria sua própria versão de “Gangnam Style” e dias depois trouxe ao mundo a infame “Despedida de Solteiro”, cuja repercussão foi tão negativa que inspirou uma resposta indignada no mesmo ritmo e bateu recorde de rejeição no YouTube, causando ainda sucessivas outras “despedidas” do cantor ameaçando abandonar o Twitter por causa das críticas recebidas e, mais recentemente, a suspensão de seu canal oficial – dando margem a “maldosas” especulações devidamente rebatidas pelo cantor em seu site oficial.

Só esqueceu de explicar por que o canal voltou ao ar semo videoclipe da sua nova cópia, digo, música de trabalho tão polemizada.


[BONUS] Nissim Ourfali

É com certo pesar que abro um parênteses no final de nossa lista para fazer uma observação sobre um meme brasileiro épico que poderia facilmente figurar entre os primeiros da lista, mas infelizmente acabou virando briga no poder judiciário. O vídeo em forma de clipe estrelando o garoto Nissim Ourfali cantando (dublando) uma paródia da música “What Makes You Beaultiful” da banda pop adolescente One Direction foi gravado para o Bar Mitzvah (cerimônia judaica que celebra a maturidade e insere o jovem na comunidade judaica, aos 12 anos) e aborda temas triviais do cotidiano de alguém desta idade, como suas séries favoritas (“gosto de Friends e Big Bang”) e as últimas férias (“fui pra Israel e curti demais”).

Possivelmente sem se dar conta da obra-prima que tinha em mãos, o próprio pai – Sr. Ourfali – colocou o vídeo na internet para compartilhar com parentes e acabou se arrependendo de ter dado início a um festival de piadas envolvendo cada verso da canção do filho, ao mesmo tempo em que já não adiantava muita coisa tirar o vídeo do ar – já que as cópias se multiplicavam “em tempo real”, seguidas de montagens e versões quase instantâneas.

Apesar do sucesso absoluto na internet, a família feliz de Nissim não gostou da repercussão do vídeo e obteve na justiça decisão favorável ao seu pedido de que o vídeo fosse retirado do ar, contudo, uma simples busca pelo nome do garoto no YouTube encontra um monte de cópias do clipe prontinhas para matar a sua curiosidade/saudade deste grande (e indesejado) sucesso… ;)


ns.buzz
2.2k
  • TUTORIAL: Como descobrir os segredos de alguém no app Secret
  • 8 JÊNIOS da ciência que morreram com suas invenções
  • Desafio Aceito 25 – Fazer da Coréia do Norte campeã da Copa!
  • 12 métodos de tortura pra você NÃO usar nos seus amiguinhos
  • O que aconteceria se juntassemos todos os rostos de uma Seleção?
  • 7 Evidências CLARAS que comprovam que a Copa do Mundo esta comprada
Atenção! Os comentários do blog são via Facebook, se quiser gritar algo, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e agora a porra ficou séria: comentários racistas, homofóbicos e filhos da puta sem costume em geral poderão ser denunciados por outros usuáros e você perderá sua conta ou será caçado por aborígines comedores de ânus (sim, qualquer uma das opções pode acontecer).